NutriCorpo Mais – Nutrição na Terceira Idade...


Você está preparado para viver a melhor idade? Você já pensou como será a sua vida daqui a mais alguns anos?
O fato é que todos nós envelhecemos, a função de nossos órgãos e sistemas muda com o tempo. E tudo que almejamos é uma vida longa e com qualidade. Porém o processo de envelhecimento difere de pessoa para pessoa. O avançar da idade causa alterações no organismo que podem interferir com a alimentação e o estado nutricional de uma pessoa. Observam-se com freqüência as alterações do paladar e do olfato, com redução na percepção dos sabores salgado, doce e ácido. Embora estes fatores não interfiram diretamente na ingestão alimentar, ocorrem com freqüência, à redução da salivação e menor capacidade de mastigação.

O idoso é em geral menos ativo fisicamente, e por isto tende a consumir menos calorias que os indivíduos mais jovens. Este fator já representa um risco aumentado de deficiência para várias vitaminas e minerais Para a melhor idade é fundamental ter capacidade de realizar tarefas do cotidiano com energia, possuir aptidão física necessária para diminuir riscos de acidentes domésticos e o desenvolvimento prematuro de distúrbios orgânicos. Sabe-se que o tempo, a hereditariedade, o meio ambiente, o estilo de vida, o nível de atividade física e principalmente a alimentação são os fatores que agem sobre o envelhecimento.

O que é NutriCorpo Mais ?
 NutriCorpo Mais é um programa desenvolvido exclusivamente pela NutriCorpo para o atendimento personalizado de indivíduos da terceira idade, que necessitam de orientação nutricional para a promoção e/ou manutenção de sua saúde.

• É um programa que visa permitir mais saúde e qualidade de vida através de uma alimentação balanceada.
NutriCorpo Mais é destinado ao mais experiente, que deseja mais saúde e mais qualidade de vida.
• Mais experiência – Mais atenção – Mais carinho.

Existe uma Alimentação mais adequada para a Terceira Idade?

Este é um questionamento que mais cedo ou mais tarde todos vamos fazer, ou por estarmos vivendo esta fase, ou mesmo cuidando de um ente querido, que já chegou por lá! Certamente que sim, mesmo que esta pessoa esteja com uma boa saúde.
- A maioria possui a visão geralmente debilitada, o que irá dificultar a escolha dos alimentos, no caso de idosos que fazem as suas próprias compras. A escolha do cardápio deve incluir uma alimentação com preparações coloridas e atrativas, para maior estímulo visual.

- Algumas vezes existe dificuldade no movimento das mãos, o que irá requerer alimentos mais macios e fáceis de serem cortados e manuseados.
- Com o isolamento social e para alguns idosos que estão tristes e incapacitados fisicamente, é comum observarmos a perda de apetite. - Estas são algumas situações que irão requerer um acompanhamento nutricional mais diferenciado e com mais atenção, para que se evite que o cliente evolua para um estado de desnutrição, o que certamente levaria a uma piora do estado geral e das condições de saúde.

Como Atua o Personal Diet do Programa NutriCorpo Mais ?
Através de conversas com o cliente ou com seus familiares e/ou acompanhantes, a nutricionista realiza na primeira visita um criterioso levantamento de antecedentes clínicos, pessoais e familiares, alergias, intolerâncias e preferências alimentares, necessidades fisiológicas de acordo com o estilo de vida e atividade física. Serão feitas avaliações corporais para prescrever e desenvolver um programa alimentar personalizado que atenda as necessidades deste cliente. Nas visitas subseqüentes observa-se se houve adesão ao plano alimentar proposto, é feito a análise das principais dificuldades enfrentadas, controle de peso, medidas antropométricas, desenvolvimento de temas para reeducação alimentar e ajustes no plano alimentar sempre que necessário.

Será realizado um contato freqüente com a nutricionista para tornar o atendimento mais motivador e interessante, o lúdico poderá ser um elemento importante para se trabalhar a nutrição deste cliente.
Quais os Benefícios?
A nutricionista poderá auxiliar nas questões de alimentação dos clientes da terceira idade, sem deixar de levar em consideração que o idoso é uma pessoa com uma carga de vida muito grande. É necessário exercer a empatia, ou seja, tentar entender a vida que esta pessoa levou, o contexto em que viveu e respeitar esta fase que pode ser difícil para ela.
É importante que o cliente se sinta livre e útil e, para que isto ocorra, ele será estimulado a participar de algumas tarefas de casa, colocar a mesa e até mesmo a preparar alguns pratos simples e atrativos. Uma boa nutrição também requer alegria, carinho e muita paciência dos profissionais e dos familiares.