11 de abril de 2008

LADRÕES DE ENERGIA








Uma alimentação saudável e balanceada é essencial não só para manter a saúde em dia, mas também para deixar o
corpo em forma e a disposição a mil, certo? Pois assim como existem alimentos que fazem o nosso corpo funcionar melhor, existem os que só nos roubam energia.

É fácil de explicar: assim como alguns alimentos melhoram a circulação, evitam a retenção de líquidos e contêm vitaminas que proporcionam bem-estar, outros irritam o sistema nervoso, dificultam a circulação e a eliminação de toxinas e sobrecarregam o metabolismo.




Os principais vilões são:




1) Cafeína: esta substância presente no café e no chá preto pode causar irritabilidade quando ingerida em excesso;




2) Refrigerantes: além de conter sódio, o que dificulta a circulação, o gás dos refrigerantes também provoca dilatação do estômago;




3) Frituras: por serem ricas em
gordura saturada, podem provocar dores de cabeça pois atrapalham a digestão e sobrecarregam o fígado;




4) Alimentos embutidos: o sódio existente nestes alimentos ajuda na retenção de líquidos, por isso não é bom exagerar na ingestão de presunto, mortadela, peito de peru defumado, entre outros;




5) Bebida alcoólica: o álcool acelera a perda de nutrientes importantes para o corpo. Um agravante: nem todo álcool ingerido é metabolizado e eliminado pelo organismo, ou seja, mesmo que se urine muito, sempre restará álcool por um certo tempo na corrente sanguínea.




IMPORTANTE: Não é preciso abolir totalmente estes alimentos do cardápio, até porque em algumas situações pode ser inevitável ingeri-los. Por exemplo: beber até três xícaras de café por dia pode ser positivo para a memória. Mais uma vez, a moderação precisa ser a palavra de ordem.