Pular para o conteúdo principal

OS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE


Recentes estudos das propriedades termogênicas do Chá verde demonstraram uma interação sinergística entre a cafeína e as catequinas polifenólicas que parecem prolongar a excitação simpatomimética da termogênese. A ação termogênica significa a propriedade de transformar nutrientes em energia, principalmente as calorias.
O chá verde possui substâncias que combatem os radicais livres (que estão ligados ao envelhecimento e doenças cardíacas) os chamados polifenóis, que aumentam as chances de combater estas substâncias causadoras de doenças.
O chá verde melhora a fluidez do sangue, favorecendo maior aporte de oxigênio ao corpo. Melhora a resistência física, elimina radicais livres, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce.
O ideal é tomar 10 xícaras/dia o equivalente a litro de chá verde. Deve ser tomado meia hora antes ou duas horas depois das refeições, pode ser tomado quente, frio ou gelado. Se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá desintoxicar o organismo, prefira mel e estévia pra adoçar.
O chá se saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático. Ao contrário do saquinho, as cápsulas de chá verde costumam ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial.
O chá verde não deve ser consumido por grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite.
O JEITO CERTO DE FAZER:
É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
GOSTINHO BOM
Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga), maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe. 

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!!
Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!!
Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai.
Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel?
Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!