Pular para o conteúdo principal

SEU INTESTINO MERECE CUIDADO



Há, no nosso intestino, cerca de 3 trilhões de bactérias. Algumas delas são “boas” e outras “más”. Quando os dois tipos de bactérias vivem em equilíbrio, o seu organismo fica saudável. Porém, em algumas situações, as bactérias “más” se proliferam mais e desencadeiam doenças, que são tratadas com antibióticos, dietas ou cirurgias. Para evitar esse tipo de problema, aqui vão algumas dicas: Os probióticos, organismos vivos, combatem a proliferação das bactérias “más” e proporcionam um equilíbrio intestinal. Eles estão presentes em produtos industrializados disponíveis no mercado, como iogurtes, leites fermentados com lactobacilos, suplementos de leveduras em tabletes, cápsulas ou em pó.
Os prebióticos, alimentos que nutrem as bactérias “boas”, se encontram na banana, cebola, alcachofra, aspargos, soja, cevada, alho, tomate, centeio, aveia, trigo e mel. Os probióticos e os prebióticos combatem a diarréia, aliviam sintomas relacionados a alergia alimentar, melhoram a digestão, reduzem o risco de câncer, previnem inflamações gastrointestinais e diminuem a absorção de colesterol.
A prática de exercícios físicos regulares, pelo menos três vezes por semana, e o consumo de fibras alimentares são hábitos que também colaboram com a saúde do seu intestino. Os alimentos mais ricos em fibras são: cereais integrais, frutas (com casca, quando possível), verduras, legumes e grãos. Não se esqueça de que as fibras só vão funcionar se você ingerir bastante líquido. Beba de 2 a 3 litros por dia!

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.