Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS PODEM SER ANTIINFLAMATÓRIOS NATURAIS




Medicamentos, hoje em dia, cada vez menos! Os alimentos funcionais vão além da Nutrição. São aliados na batalha contra doenças inflamatórias. A inflamação é considerada uma defesa do organismo às agressões externas e internas, no entanto, através de evidências científicas verificou-se que o excesso de inflamações pode ocasionar doenças, tais como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, Alzheimer, alergias , artrite, entre outras.
Neste sentido, entende-se porque as pessoas obesas possuem maior dificuldade na perda de peso, pois possuem maior quantidade de tecido adiposo onde encontra-se a maior concentração desses contaminantes.Dentre este conceito, verdade é que quanto maior for a ingesta do indivíduo por alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados, pobre em frutas , legumes e integrais maior será a estimulação do processo inflamatório.

A nutrição funcional, neste contexto, tem a propriedade em afirmar que há alimentos que são antiinflamatórios e que uma dieta rica nesses alimentos pode modular prevenindo e inibindo este processo, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo.
Alguns alimentos com poder antiinflamatório:
- Peixes de água fria (salmão, atum, arenque, etc);
- Óleo de milho ou girassol;
- Soja;
- Semente de girassol;
- Castanhas, nozes;

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.