CUIDADOS PARA O VEGETARIANO





Adotar alimentação vegetariana é uma opção que deve ser bem planejada. Afinal, a carência de alguns nutrientes pode acontecer...
Quem opta por uma dieta vegetariana deve estar ciente e bem orientado do cardápio a seguir. Caso contrário, a deficiência de proteínas e calorias pode levar a desnutrição, anemia e outros problemas. As vantagens nesse comportamento são visíveis no nível de colesterol no sangue, que é menor, nas baixas taxas de mortalidade por doença coronariana, nos índices reduzidos de obesidade, na baixa incidência de alcoolismo, na menor probabilidade para intestino preso, câncer de pulmão, diabetes e outras doenças.
Pessoas que adotam a dieta vegetariana só por uns tempos para desintoxicar o organismo ou aquelas que decidem abdicar às carnes de uma vez por todas devem tomar cuidado com a quantidade de proteínas necessárias para o organismo. Essas substâncias, todavia, são obtidas através de alimentos como leite, ovos e derivados. Já quem opta pela dieta com o objetivo de perda de peso deve evitar alimentos fritos, massas ou alimentos em geral com molhos coloridos, doces gordurosos como bolos, tortas, cremes, chocolates. A quantidade de carboidratos (pães, massas, risotos) também deve estar sob controle.