Pular para o conteúdo principal

LICOPENO É TÃO EFICIENTE QUANTO MEDICAMENTOS PARA A SAÚDE DAS ARTÉRIAS




Suplementos de licopeno, o pigmento antioxidante encontrado em alimentos como tomate, melancia e goiaba parece ser tão eficiênte na redução da formação de placas nas artérias quanto as estatinas. Os estudos foram feitos em animais (coelhos) e publicados na revista científica Nutrition. Caso possam ser replicados em humanos, serão um grande aliado na prevenção da aterosclerose.Min-Yu Hu e colaboradores da Universidade Central South em Changsha, na China dividiram 40 ratos machos e adultos em 5 grupos que consumiram dietas padrão, rica em gordura, rica em gordura adicionada de 4 ou 12 mg/kg de licopeno, ou dieta rica em gordura com 10 mg/kg do medicamento fluvastatina. As doses de licopeno nos animais foram altas visto que os mesmos não absorvem bem o pigmento. Ao final das 8 semanas de estudo, os animais alimentados com a dieta rica em gordura tiveram um aumento nas concentrações de LDL-c, triglicerídeos, malonaldeído e interleucina-1. Contudo, animais que consumiram dietas ricas em gordura suplementadas com licopeno ou fluvastatina tiveram melhoria nestes biomarcadores sendo que a melhoria foi maior naqueles animais que consumiram licopeno.
Para saber mais:
M.-Y. Hu, Y.-L. Li, C.-H. Jiang, Z.-Q. Liu, S.-L. Qu, Y.-M. Huang "Comparison of lycopene and fluvastatin effects on atherosclerosis induced by a high-fat diet in rabbits". Nutrition. Published online ahead of print, 30 June 2008, doi: 10.1016/j.nut.2008.05.006.

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.