Pular para o conteúdo principal

O QUARTETO FANTÁSTICO.......



Os sais minerais, provenientes das rochas, habitam o solo e a água. E é a terra irrigada que os transporta generosamente para os alimentos durante o cultivo. Cumprido esse ciclo, chegam, por fim, à nossa mesa. E aí é tempo de colher saúde. Dentro do nosso organismo, eles compõem enzimas essenciais, acionam inúmeros processos do metabolismo e também os regulam. Ou seja, são importantíssimos. Basta consumir todos os seguintes grupos de alimentos: carnes, frutas, legumes, verduras, carboidratos e laticínios.
Também é possível suprir eventuais deficiências com uma suplementação adequada. Mas atenção: esse recurso só deve ser utilizado com prescrição de um especialista e em situações específicas.
O SUPLEMENTO NA MEDIDA
Conheça as situações em que um aporte extra de minerais é recomendado. Quem anda relapso com a alimentação deve saber que essas fórmulas não substituem uma refeição cheia de minerais. E, para quem come adequadamente, essa é mais uma razão para não turbinar o cardápio com elas por conta própria. O excesso de sais pode acarretar lesões nos tecidos, enquanto doses em desarmonia desregulam funções metabólicas em vez de ajudá-las. Isso acontece quando se ingere grande teor de um mineral e quase nada de outro. Algumas dessas substâncias, como o cobre e o zinco, competem entre si. E aí, de novo, vem o desequilíbrio. Vale frisar: só um especialista, ao prescrever doses individualizadas, é capaz de evitar que isso aconteça.
As grávidas, por exemplo, costumam necessitar de um reforço no ferro. Já os atletas, que têm treinos puxados, consomem mais oxigênio e ficam mais suscetíveis à oxidação das células. Às vezes, precisam de mais cobre e zinco para prevenir os danos. Não raro, indivíduos maduros e crianças também sofrem algum tipo de carência. Daí, a suplementação bem orientada vai bem.
LADRÕES DE MINERAIS
Certos alimentos prejudicam a absorção de minerais. É o caso daqueles ricos em taninos, como o chá preto; em oxalatos, como o chocolate; e em fitatos como a soja. Remédios como diuréticos e antiácidos também deixam os minerais escaparem. Então, consulte seu nutricionista sobre a possibilidade de interações.

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!!
Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!!
Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai.
Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel?
Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!