Pular para o conteúdo principal

CONSUMO DE OVOS CONTRIBUI POUCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DIZ ESTUDO.....


Estudo recentemente publicado no Risk Analysis(1) estima que o consumo de 1 ovo ao dia é responsável por menos de 1% das doenças coronarianas em adultos saudáveis. Já a má alimentação (com baixo consumo de frutas e verduras), tabagismo, obesidade e sedentarismo contribuem com até 40% dos casos, dependendo do sexo. Genética e hipertensão e diabetes contribuem, algums vezes, com mais de 60% dos casos. O ovo, por sua vez, é sim rico em colesterol porém associado a uma dieta com pouco carboidrato é capaz de elevar os níveis de HDL (o "colesterol bom").
Os ovos também são fonte de 13 vitaminas e minerais essenciais, de proteína e de colina. Esta última é um nutriente associado à redução da homocisteína no sangue. Sabe-se que a homocisteína é um indicativo de inflamação crônica, condição associada às doenças cardiovasculares, ao mal de Alzheimer e à demência. Mas lembre-se: não vale fritar os ovos já que a alta temperatura leva ao aquecimento das gorduras com a perda de muitas de suas propriedades benéficas. Além disso nunca reaproveite o óleo utilizado anteriormente em outro preparo já que neste caso há um aumento da produção de acroleína, substância cancerígena.
Para saber mais:
Barraj, et al. A comparison of egg consumption with other modifiable coronary heart disease lifestyle risk factors: A relative risk apportionment study. Risk Analysis. Published online November 4, 2008.

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.