17 de março de 2009

BRÓCOLIS CONTRA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS......


Se você procurava por mais uma boa razão para comer brócolis, agora já tem: pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriram que um composto natural encontrado no brócolis e em outros vegetais da família dos crucíferos protege contra inflamações respiratórias que causam doenças como asma, rinite alérgica e doença pulmonária obstrutiva crônica.
Além do brócolis, fazem parte da família dos vegetais crucíferos a couve, repolho, couve-flor e couve de Bruxelas. Pesquisas anteriores já haviam comprovado que esses vegetais contêm compostos capazes de prevenir e combater o câncer.

Publicada na edição de Março do Jornal of Clinical Immunology, a pesquisa demonstra que o sulforafano, um composto químico naturalmente presente nesses vegetais, aciona um aumento nas enzimas antioxidantes nas vias respiratórias humanas que oferecem proteção contra o ataque dos radicais livres que respiramos diariamente - presentes no ar poluído, no pólen e na fumaça de automóveis e de cigarros.
Os radicais livres, uma forma supercarregada de oxigênio, pode causar danos oxidativos nos tecidos, levando a inflamações e problemas respiratórios como a asma e a rinite alérgica.
Acesse mais informações: