CAJÚ, O NOVO ALIADO DA CIÊNCIA CONTRA O CÂNCER.....

A descoberta de medicamentos mais eficientes e baratos para tratamento do câncer pode vir de uma fruta típica da região Nordeste, o cajú. Foi o que demonstrou a dissertação de mestrado do químico Wellington Alves Gonzaga da UNB.

Gonzaga sintetizou moléculas a partir do óleo encontrado na castanha. Das quatro substâncias que compõem o líquido, ele se deteve em duas, o ácido anacárdico e o cardanol.
Esses componentes e seus derivados foram avaliados quanto ao potencial de ação na morte de linhagens de células tumorais. Cinco substâncias se mostraram mais efetivas em relação ao câncer de boca e, outras cinco, quanto ao câncer de mama.
O cajú, além de ser fonte de vitamina C na alimentação, tem se mostrado uma excelente fonte de pesquisa para a área farmacêutica. A literatura registra ação antiinflamatória, antioxidante, aplicações em terapias contra excesso de peso, úlcera e até impotência sexual a partir de moléculas naturais ou sintéticas. Um outro estudo do grupo feito na UnB também demonstrou propriedades fotoprotetoras.