CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO EVITAM PROBLEMAS NA PÁSCOA.....


Com a chegada da Semana Santa, aumenta o consumo de peixes e chocolates na dieta dos brasileiros. Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, é preciso tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos. Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas.

Essa e outras informações estão organizadas em um hotsite da Anvisa com dicas relacionadas ao consumo e compra de chocolates e pescados. A página na internet apresenta, ainda, aspectos que os consumidores devem observar no local de venda e a maneira mais correta de armazenar esses alimentos em casa.
Com relação aos alimentos congelados a dica é verificar se estão firmes e sem sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

A Anvisa também elaborou, em parceria com a Seap, uma cartilha sobre alimentação saudável, compra, armazenamento e preparo seguro de pescados.