REFRIGERANTES DE COLA PODEM AUMENTAR OS RISCOS DE DIABETES NA GESTAÇÃO....

Mulheres que bebem cinco ou mais porções de refrigerantes à base de cola por semana podem ser mais propensas a desenvolver diabetes gestacional se ficarem grávidas, segundo estudo apresentado este mês no encontro anual da Associação Americana do Diabetes.

A relação entre refrigerantes de cola e diabetes gestacional se dava independentemente de outros fatores, como idade, raça, número de gravidezes anteriores, atividade física, tabagismo, ingestão de álcool, índice de massa corporal antes da gravidez e consumo total de calorias.
Outras bebidas açucaradas não foram associadas a um maior risco. Na verdade, uma análise separada mostrou que um alto consumo de frutas e a ingestão moderada de sucos de frutas antes da gravidez estariam associados a um menor risco de desenvolver o diabetes gestacional.
Os autores destacam, porém, que os resultados de um estudo observacional como este não comprovam que refrigerantes de cola causam o diabetes e que as frutas o previnem, pois estudos clínicos são necessários para confirmação.
Fonte: American Diabetes Association's 69th annual scientific sessions meeting. 06 de junho de 2009.