VERDURAS MAIS SAUDÁVEIS COM BRONZEAMENTO ULTRAVIOLETA......


Sabores à parte, uma porção de espinafre tem mais valor nutricional do que uma montanha de alface. Isto porque as cores mais escuras nas verduras folhosas são frequentemente sinais de antioxidantes que se acredita oferecerem uma série de benefícios para a saúde.
Uma equipe de fisiologistas norte-americanos desenvolveu uma técnica para tornar os vegetais mais escuros e mais avermelhados - e, portanto, mais saudáveis - usando LEDs, pequenas lâmpadas de estado sólido, semelhantes às usadas nos aparelhos eletrônicos.

O processo, que consiste em uma espécie de bronzeamento dos vegetais, utiliza LEDS que emitem luz ultravioleta, imitando a radiação natural emitida pelo Sol. Os raios ultravioleta forçam as folhas a desenvolverem compostos polifenólicos em sua camada externa de células, os quais absorvem essa radiação.
Alguns desses compostos são vermelhos e pertencem à mesma família que dá cor à casca da maçã. Eles ajudam a bloquear a radiação ultravioleta, que podem alterar o DNA da planta e atrapalhar a fotossíntese que permite que a planta gere seu alimento.
Fonte: Diário da Saúde.