31 de dezembro de 2009

Certificação de Orgânicos Será Obrigatória a Partir de 2011....



A certificação obrigatória dos produtos orgânicos, que será exigida a partir de 31 de dezembro de 2010, marcará a regulamentação do mercado e a criação de mecanismos de controle a cargo do Estado. A exigência entraria em Dezembro de 2009, mas o prazo para os produtores se adaptarem foi prorrogado até o final de 2010.

Para os envolvidos no processo, é preciso também derrubar mitos, dos quais o principal é a crença generalizada de que os produtos orgânicos são muito mais caros do que os convencionais. Apesar da crescente demanda, a agricultura orgânica ainda ocupa pouco espaço nas 5,2 milhões de propriedades rurais do país.

Para controlar esse modo de produção, ainda com carência de dados sobre a quantidade de produtores e a área ocupada e de políticas públicas para seu desenvolvimento, o governo criou o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg).
O selo do Sisorg poderá ser utilizado a partir do momento que o produtor estiver de acordo com as novas regras. O selo deverá estar em todos os produtos orgânicos brasileiros. A exceção é para os produtos vendidos diretamente por agricultores familiares.