O Que São Alimentos Biodinâmicos?...

Depois dos orgânicos agora a opção saudável da vez são os alimentos biodinâmicos. Os alimentos biodinâmicos são produzidos sem agrotóxicos, adubos químicos ou conservantes, e possuem alto valor biológico e nutricional. São frutos de uma forma diferenciada de cultivo - a agricultura biodinâmica, que tem como base uma compreensão profunda das leis da vida, adquirida através de uma abordagem qualitativa e global da natureza.

Na prática, os fundamentos da agricultura biodinâmica baseiam-se nos princípios da diversificação, integração e auto-sustentação. Em uma fazenda biodinâmica as diversas atividades se complementam e se apóiam mutuamente para constituir, a médio e longo prazo, um ciclo fechado de nutrientes, de modo a reduzir gradativamente a compra de insumos externos. 

As unidades produtivas têm uma elevada diversidade biológica, o que minimiza o desenvolvimento de pragas e doenças. São usadas a rotação e a consorciação de culturas, bem como a fertilização orgânica e é totalmente rejeitado o uso de agrotóxicos e insumos químicos.

Apesar dos inequívocos benefícios ambientais decorrentes da prática da biodinâmica, é neste ponto - a qualidade dos alimentos - que reside a maior distinção entre os três métodos agrícolas (o convencional, o orgânico e o biodinâmico). Ao se falar aqui de qualidade nutritiva, alude-se não apenas ao aumento do teor de certas substâncias essenciais, como as vitaminas e minerais, mas também ao incremento de uma certa forma de vitalidade.

Fonte: Revista Terceiromilênio