18 de fevereiro de 2011

Você Conhece a Soja Preta?....



Rica em isoflavonas e antocianinas, estas substâncias auxiliam na diminuição do colesterol alto, no emagrecimento e até mesmo em alguns tipos de câncer.  

A soja preta possui maior concentração de antocianina, substância antioxidante que dá essa coloração diferente. As antocianinas agem como antioxidantes, combatendo radicais livres, desempenhando assim um importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares e regulação de inflamações. Esta substância ajuda a inibir a agregação das plaquetas, evitando a formação de coágulos que comprometem a circulação sanguínea.

Além de ser uma ótima fonte de proteínas, fibras, minerais e vitaminas a soja do tipo preta é capaz de retardar o envelhecimento precoce por conter alto teor de propriedades antioxidantes. 

Como a soja tradicional, a preta tem isoflavonas, que reduzem os sintomas da TPM e do climatério e ajudam a prevenir a osteoporose. 

A soja preta tem o sabor parecido com o da amarela. Pode ser utilizada no preparo de caldos, sopas e saladas. Cozida, combina com o arroz branco ou integral. A sua farinha pode ser usada em receitas de bolos e pães ou, simplesmente, misturada em sucos, vitaminas e iogurtes.