Conheça Alguns Benefícios do Azeite de Oliva.....


Ele é a grande estrela da dieta do Mediterrâneo, junto com o tomate e o manjericão. Eles são combatentes do colesterol e dos triglicérides. Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural of Food Chemistry, nos EUA, testou uma alimentação rica em azeite de oliva em pacientes diabéticos e saudáveis. A conclusão foi de que o azeite auxilia na manutenção da pressão arterial e diminui a oxidação da fração do mau colesterol (LDL). 

Esse óleo ganha status de protetor se for, especialmente, o do tipo extravirgem. Em sua composição, a quantidade de gordura monoinsaturada é de 77%, enquanto que no de soja é de apenas 24%. Essa espécie de gordura tem a capacidade de capturar no sangue o excesso de colesterol ruim e ajudar a aumentar o bom (HDL). O maior benefício é a proeza de reduzir os depósitos nas paredes das artérias, levando os riscos de doenças cardiovasculares à estaca zero.

Entre tantos benefícios propagados, o azeite também pode auxiliar na prevenção do câncer de mama. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Northwestern, nos EUA, organizada pela professora e oncologista Ruth Lupu, o ácido oleico (principal ácido graxo do azeite de oliva) ajuda a neutralizar o gene HER-2/NEU, responsável por 25 a 30% dos casos de câncer de mama. Esse estudo demonstrou que o ácido oleico não apenas neutralizou a atividade do gene HER-2 como também estimulou a eficácia do medicamento usado nos tratamentos contra câncer de mama, chamado herceptina.

Mas não exagere! A quantidade recomendada é de 15 ml, ou 1 colher (sopa) rasa, por dia.