Sistema de Notas Facilita Escolha de Alimentos....

Para tornar a vida dos consumidores mais fácil e permitir àqueles que não têm paciência para ler rótulos terem informação com rapidez, pesquisadores da Universidade Yale criaram um sistema de pontuação chamado NuVal, que fornece uma nota única para cada alimento - desde frutas e hortaliças in natura até os produtos processados. 

Basta olhar o número que está ao lado do preço na prateleira e escolher os alimentos com maior nota, numa escala de 1 a 100. Quanto mais perto de 100, mais saudável. Quem não tem preocupações de saúde específicas – como pressão alta e colesterol elevado, que exigem dietas especiais – nem precisa ler o rótulo das embalagens. Bate o olho e escolhe.

Na lógica do sistema NuVal, quanto mais processado é o alimento, menor tende a ser sua nota. O NuVal permite perceber a diferença entre uma maçã, um suco de maçã e um molho de maçã. A explicação é simples: a fruta inteira tem todas as fibras que ela pode ter, baixa densidade energética e vitaminas. Quando você processa, começa a retirar essas fibras, eliminar a água e concentrar os carboidratos. Isso muda dramaticamente o perfil energético do alimento. O macarrão, por exemplo, tem nota melhor do que vários outros alimentos que parecem mais saudáveis: carne fresca, leite com 2% de gordura, pão de linhaça e arroz branco, que nem sequer é industrializado. A tabela sugere um jeito novo de olhar para a alimentação. 

A NuVal LLC, que detém os direitos da pontuação americana de alimentos, ainda não tem planos de levar o sistema para fora dos Estados Unidos. Vamos torcer para que esta facilidade chegue logo por aqui!

Fonte: Revista Época.