Pular para o conteúdo principal

Resumo da Semana na Liga da Saúde....

Metais tóxicos - Parte III

MANGANÊS (Mn)

O que é e onde encontrar:
  • O manganês é um metal cinza semelhante ao ferro, porém mais duro e quebradiço.
  • Os óxidos, carbonatos e silicatos de manganês são os mais abundantes na natureza e caracterizam-se por serem insolúveis na água.
  • O composto ciclopentadienila-tricarbonila de manganês é bem solúvel na gasolina, óleo e álcool etílico, sendo geralmente utilizado como agente anti-detonante em substituição ao chumbo tetraetila.


Alergia Alimentar, Ela Pode Aparecer a Qualquer Momento...



Semana passada falei sobre Intolerância Alimentar e para complementar o tema hoje vamos falar sobre Alergia Alimentar.  A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente imunológicos. É um problema nutricional que apresentou um crescimento nas ultimas décadas, provavelmente devido à maior exposição da população a um número maior de alérgenos alimentares disponíveis.  


Você tem Estresse? Saiba como anda o seu



Estresse todos temos. É parte integrante e essencial para a nossa sobrevivência. É só lembrar que nos tempos das cavernas, àquele sujeito que saía da caverna de forma descontraída, tipo “no stress”, era literalmente devorado pelas feras carnívoras. Já àquele que sabia dos riscos inerentes a sua saída da caverna protetora, dava uma olhada, uma espiada, uma cheirada,até se convencer de que era seguro ir para o ar livre. Extrapolando para os dias atuais, o nosso dia-a-dia, nosso trabalho, as contas pra pagar, a preocupação com os filhos, alimentação pobre em nutrientes, fumo, poluição, briga matrimonial, affiiii é muita coisa; tipo isso aí abaixo:

DIET OU LiGHT?




Quem nunca ingeriu alimentos diet ou light para economizar nas calorias ingeridas e não ganhar peso?
Brincadeiras a parte, esses alimentos estão entre os mais ingeridos, principalmente quanto à promessa de perda de peso ou ainda a sensação de poder comer qualquer quantidade sem a preocupação dos quilinhos a mais na balança. Perigo à vista! Dependendo da quantidade ingerida, os alimentos “light” ou “diet” podem sim significar ponteiros a mais na balança. Entenda por quê.


MODULE seu METABOLISMO e tenha/mantenha resultados



Hoje em dia está em moda falar em “modular”, não é? Modulação hormonal, por exemplo... Modular, em Saúde, significa aumentar ou diminuir, estimular ou retardar/bloquear quando necessário, de acordo com a Fisiologia de cada um; afinal, o organismo humano é muito dinâmico e há todo momento muda suas  atividades e necessidades, assim requerendo grande capacidade de adaptação.


Qual Exercício Ajuda a Eliminar a Barriga?


Saibam caros leitores, que pelo menos uma vez ao mês eu ouço esta pergunta. E logicamente, tento responder toda a vez! O que fazer para perder a barriga?


Institua a sua cerimônia do chá como fonte de prazer....




Introduzido pelos chineses há alguns milhares de anos, o chá é uma bebida quente e seu nome vem de “tchá” em chinês. Segundo a lenda chinesa, o imperador Shen Nong estava no pátio do seu palácio bebendo uma taça de água quente quando uma folha veio trazida pelo vento e caiu em sua taça. Curioso, ele experimentou e se surpreendeu com o agradável sabor. Mais ainda, a bebida deu conforto no estômago e disposição. Animado com sua descoberta, mandou seus guardas encontrarem a árvore de onde tinha saído a folha e, em seguida, plantou muitas mudas para que seus súditos também pudessem apreciar essa nova bebida. Estava descoberto o chá verde. No livro O Prazer de Se Cuidar (Ed. Casa da Palavra), sugiro que as pessoas criem a sua própria cerimônia do chá, como um momento para o restabelecimento de forças e para o encontro consigo mesmo. As mudanças físicas e no estado de espírito são inestimáveis. 


Postagens mais visitadas deste blog

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…

Benefícios da Chlorella...

A Chlorella é uma alga que fornece proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e fitonutrientes como os pigmentos carotenoides (astaxantina, cantaxantina, loraxantina, flavoxantina e neoxantina) e a clorofila.

A alga apresenta ainda um bom teor das vitaminas C, E e K, e dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Além disso, possui ação antiinflamatória, atua nas funções cerebrais, fígado e sistema imunológico, auxilia na digestão, no controle da glicemia, melhora dores da artrite, reduz o LDL colesterol.
É uma ótima fonte de glutationa, um potente antioxidante. Nosso fígado também produz a glutationa, que é utilizada para processos de intoxicação por álcool, drogas, nicotina, poluição, determinados alimentos, etc. Como nossa produção de glutationa diminui com a idade, tomar chlorella regularmente pode ser uma maneira bastante eficaz para melhorar as funções do fígado, facilitando a eliminação de toxinas e o combate aos radicais livres.
Regularmente somos expostos …