Resumo da Semana na Liga da Saúde....


Dúvidas mais comuns sobre a prática ortomolecular (Parte I )

"O corpo humano é uma máquina completa e seu funcionamento correto permite a realização das atividades do dia-a-dia com eficácia e qualidade de vida. Quando não está em harmonia, seja por fatores internos ou externos, podem aparecer as doenças. De forma bem resumida: as práticas ortomoleculares (já que Medicina Ortomolecular é um termo inadequado) visam neutralizar os radicais livres e suas nefastas ações por todo o corpo e mente, suplementar nutrientes que estejam faltando, remover substâncias em excesso (intoxicações) e combater elementos estranhos nas células do organismo para corrigir desvios no metabolismo e proporcionar mais saúde ao paciente" Dr. Ícaro Alcântara - Presidente da Associação para Estudos de Estratégias Ortomoleculares em Medicina (ASOMED).


Síndrome do Ovário Policístico X Nutrição...


A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das desordens endócrinas mais freqüentes em mulheres na idade reprodutiva, com prevalência de 6 a 10%, representando 20 a 30% dos casos de infertilidade feminina.  O quadro clínico da SOP é variável, mas, em geral caracteriza-se por produção excessiva de pêlos e/ou acne, com ausência de ovulação associada a distúrbio menstrual e infertilidade. A SOP é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 (devido a resistência à insulina que normalmente este grupo apresenta), doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, infertilidade e câncer do endométrio.



Homocisteina: Já mediu a sua?


Você já ouviu falar dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares (DCV)? Para citar as principais:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes Mellitus(glicose alta);
  • Colesterol alto;
  • Triglicérides alto;
  • Alimentação desbalanceada;
  • Obesidade;
  • Fumo;
  • Sedentarismo;
  • Homocisteína alta.


Descubra as Diferenças e os Benefícios das Castanhas...


Elas são gostosas, saudáveis, já foram capa de várias revistas, sim as castanhas ou oleaginosas são muito famosas por seus benefícios. Mas, existe muita dúvida, como por exemplo: elas são todas iguais? E o que mais ouço...elas engordam?! Então, vamos esclarecer as diferenças entre elas.

Whey Protein...



Algumas pessoas acham que o Whey Protein é um suplemento exclusivo para atletas, mas elas estão enganadas.

Whey protein é um produto derivado do leite de vaca. O leite possui duas proteínas: caseína (cerca de 80%) e whey (cerca de 20%). O whey é mais solúvel do que a caseína, além de ter maior valor nutritivo.


Selênio...


O tão famoso mineral presente na castanha, é essencial a muitos processos corporais e importante na prevenção de muitas doenças. No organismo ele esta presente em quase todas as células, favorecendo nosso sistema imunológico e protegendo também o sistema nervoso. Tem papel importante também na síntese de hormônios da tireóide e na capacidade de eliminar metais pesados e ainda exerce papel inestimável na prevenção do câncer, como vem sendo demostrado por inúmeros estudos onde relaciona-se o menor consumo do mineral com o aumento dos casos de óbito por câncer. Isso por que, o selênio é um componente que aciona a glutationa peroxidase uma enzima que atua no interior das células convertendo os compostos tóxicos em atóxicos protegendo o organismo dos radicais livres e do câncer.




Otimizando seu METABOLISMO - Parte 2



Como disse no post da semana passada (http://www.icaro.med.br/module-seu-metabolismo-e-tenhamantenha-resultados/), quando o assunto é otimizar seu METABOLISMO, o melhor mesmo é ser avaliado e acompanhado por profissional capacitado que, após anamnese completa e exames, te orientará as estratégias mais adequadas para o seu caso (afinal, cada paciente é único e por isso seu caso terá detalhes que precisam ser considerados na hora da prescrição, individualizando-a); mas se você tem CERTEZA que sua questão é acelerar seu metabolismo, algumas dicas que realmente funcionam, quando levadas a sério, e o PORQUE de funcionarem. Ressalto que as explicações são bem simplistas e é claro que não objetivam “esgotar” assunto tão vasto mas somente facilitar o entendimento do básico sobre cada dica: