Resumo da Semana na Liga da Saúde....


Dúvidas mais comuns sobre a prática ortomolecular (Parte II)


Boa semana caros seguidores da Liga da Saúde,

Continuando a sessão de Dúvidas mais comuns sobre a prática ortomolecular:

1 - Atletas e famosos procuram muito a Ortomolecular. Por quê?

R: Obviamente atletas de ponta estão sempre tentando buscar formas de aumentar sua performance, condicionamento, aproximar-se do melhor rendimento dentro dos níveis fisiológicos. Em geral, os atletas estão muito mais preocupados com conceitos como bem-estar e qualidade de vida, ou seja, são a vanguarda de uma sociedade saudável.


Açúcar: Qual a melhor opção?

Conhecendo um pouco a história: o açúcar já era produzido desde a Antiguidade por indianos e persas, extraído da cana. Foram os árabes que o apresentaram aos europeus por volta do século X, como especiaria exótica e caríssima. No século XVI, 1 kg de açúcar era vendido por 10 cabeças de gado! O açúcar entrou para civilização Ocidental e evoluiu para a condição de fármaco que dava corpo e sabor doce a xaropes, avançou para a condição de especiaria apreciada pelas elites burguesas e finalmente saltou para a mesa de todos. Essa trajetória só foi possível graças a uma produção que ganhou escala cada vez maior depois que espanhóis e portugueses trouxeram para o novo mundo a cultura da cana-de-açúcar.

Suplementação nos Pacientes Diabéticos


Todos nós sabemos que o diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue; devido a deficiência absoluta ou relativa da insulina. A doença só vem aumentando, pois ela está intimamente relacionada com crescente número de obesos.

Sensibilidade química, você tem e talvez nenhum médico te contou !

Essencialmente, são três os campos de estudos que se conectam para gerar o que denominamos Medicina Ambiental, Ecologia Médica, Medicina Ecológica ou Ecologia celular:
  • Alergia,
  • Imunologia,
  • Toxicologia.
O sistema imune, o sistema de desintoxicação e o sistema endócrino são o foco clínico das repercussões orgânicas adaptativas das influências ambientais (principalmente Toxinas) sobre o organismo humano.

A Importância da Saúde Bucal...


Que "a saúde começa pela boca" todos nós já sabemos, mas qual a relação da saúde bucal com a saúde sistêmica? Está cada vez mais comprovado que a saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas nos dentes e gengivas, mas sim para que todo o organismo e órgãos vitais funcionem em perfeita harmonia. De uma maneira fácil e prática relacionarei alguns problemas bucais mais comumente observados e suas alterações na saúde geral do organismo.


Ramadan...


Como atendo pacientes de várias etnias (árabes, coreanos, chineses, paraguaios e argentinos) e estamos no período do Ramadan, decidi falar sobre esta cultura na qual os muçulmanos jejuam.
O Ramadan é um período de reflexão espiritual e adoração no qual os muçulmanos devem abster-se de comer e beber (inclusive água), atividade sexual e trabalhos também são proibidos durante este período. A abstenção deve ser feita do nascer ao pôr-do-sol durante 29 ou 30 dias.

Fitoterapia e Obesidade...

A Organização Mundial da Saúde define a obesidade como uma doença que resulta do desequilíbrio entre o consumo e gasto calórico e que traz algum risco à saúde. Apesar da maioria das pessoas visualizar a obesidade como apenas um problema estético, sua característica metabólica inflamatória faz uma relação direta com outras doenças, como diabetes, hipertensão e aterosclerose.