Pular para o conteúdo principal

Segundo pesquisa, café reduz risco de diabetes tipo 2...


A diabetes tipo 2 é uma doença em crescimento em todo o mundo, que pode levar a sérios problemas de saúde.

O que se sabe é que pessoas que bebem bastante café têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2.

O que não se sabia até agora era por quê.

Os cientistas estão dando uma nova solução para esse mistério de longa data em um artigo publicado nesta semana na revista científica Journal of Agricultural & Food Chemistry.

Café contra diabetes

A equipe do Dr. Ling Zheng explica que estudos anteriores mostram que os bebedores de café têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2, que responde por 90 a 95 por cento dos casos de diabetes no mundo.

Esses estudos mostram que as pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 50 por cento menor de ter a diabetes tipo 2.

E cada xícara de café adicional traz nova diminuição no risco de quase 7 por cento.

Outros pesquisadores têm associado o surgimento do diabetes tipo 2 com o dobramento incorreto de uma proteína chamada polipeptídeo amilóide das ilhotas humanas (hIAPP).

Vários grupos estão trabalhando na busca de formas de bloquear esse processo.

Benefícios do café

Zheng e seus colegas decidiram então ver se os efeitos benéficos do café poderiam ser devido a substâncias que bloqueiam a hIAPP.

De fato, eles identificaram duas categorias de compostos no café que inibem significativamente a hIAPP.

Eles sugerem que esse efeito explica porque os bebedores de café apresentam menor risco de desenvolver diabetes.

O próximo passo natural da pesquisa será descobrir formas de isolar esses compostos do café, para que pessoas que não gostam de tomar café também possam usufruir dos seus benefícios.

Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.