Alimentação e Humor...



A falta de alguns nutrientes no organismo pode, sim, afetar o funcionamento do cérebro e modificar o humor. Segundo alguns estudos, a deficiência de ácido fólico está associada à depressão. Para melhorar a disposição, consuma 200 microgramas da vitamina por dia. Você obtêm essa media em uma xícara de espinafre cozido ou um copo de suco de laranja.
Já a falta de selênio pode causar mau humor, irritabilidade e ansiedade. Não deixe de consumir oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol e cereais integrais para ficar mais tranqüila.
A vitamina B6 também é necessária na produção de serotonina (neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar). Portanto, inclua no seu cardápio banana, batata, uva passa e, outra vez, o cereais integrais.
Agora, se o seu problema é a irritabilidade durante o período de tensão pré-menstrual, consuma cálcio. O ideal é ingerir diariamente leite, iogurte e queijos. Os alimentos ricos em proteínas (como peixes, carnes, aves e ovos) também aumentam a produção do ânimo. E os carboidratos (pães e biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas) relaxam e diminuem o stress. Veja só a importância de você fazer uma dieta equilibrada!