Resumo da Semana na Liga da Saúde...

Dieta ortomolecular existe?

Atividade física em jejum, cuidado!





No combate à gordura, todas as armas parecem atraentes, desde as práticas mais simples até as mais sacrificantes, como os treinos em jejum. A realização de exercícios antes do café da manhã já era pregada há muito tempo, mas ganhou maior popularidade com o livro Body for Life, de Bill Phillips.

Comunicado da Liga da Saúde... 




A Liga da Saúde foi fundada em 2011 com o objetivo de trazer aos leitores, diariamente, artigos escritos por nossos membros e eventualmente por colaboradores nas mais diversas áreas da Saúde: quem nos acompanha diariamente por aqui, pelo Facebook ou pelo Twitter já observou que ao longo deste período, alguns de nossos fundadores deixaram de escrever.

EXAMES COMPLEMENTARES – O que é importante levar em consideração...





Este roteiro básico foi o que utilizei recentemente para ministrar aula sobre o assunto na disciplina de Análises Clínicas para o curso de Medicina, na FACIPLAC. Espero que ajude a todos, de alguma forma!

Leve as calorias a sério, mas nem tanto... 




Quem é Nutricionista, vai me entender, não há nada pior que ao ser apresentado a alguém ou numa reunião de família alguém vira para você e pergunta, quantas calorias tem determinado alimento e por aí vai. Sério, Nutricionista não é uma tabela de calorias de alimentos ambulante. As pessoas precisam urgentemente se despreender desta neura de contar calorias. Isso já era, já foi. É preciso escolher bem os alimentos que se consome e confiar no Nutricionista que está elaborando seu cardápio. Eu não coloco calorias no Plano Alimentar dos meu pacientes e procuro praticar com eles o desapego às calorias. Pense nos nutrientes e benefícios do alimento, seu organismo é um complexo bioquímico que necessita de diversos nutrientes para funcionar, as calorias são apenas um deles e muitas vezes bons nutrientes estão em alimentos que muitas vezes são banidos dos cardápios por serem considerados calóricos.

Segundo estudo, antioxidante pode interromper progressão de Alzheimer... 





Ainda não existem tratamentos efetivos contra o Mal de Alzheimer, que está subindo rapidamente nas listas de causas de mortalidade em todo o mundo. Enquanto a maior parte das pesquisas se concentra nesta única área, os cientistas já admitem que as proteínas beta-amiloides podem ser uma consequência, e não a causa do Alzheimer.

Ovo de forno light..... 



Esta receita pode até não ser novidade para muitos, mas é uma forma diferente e muito gostosa de fazer ovo e com pouquíssimas calorias.