Pular para o conteúdo principal

Estudo questiona valor de suplementos de cálcio e vitamina D...



Prescrever suplementos de cálcio e vitamina D para homens com risco de perdas ósseas por causa de tratamentos hormonais para câncer de próstata parece ser algo muito lógico.
Contudo, epidemiologistas acabam de mostrar que esse tipo de suplementação não prevê a perda óssea e, além disso, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Pior ainda, os suplementos de cálcio e vitamina D parecem estar fortemente ligados ao tipo mais agressivo do câncer de próstata.
"Não seria tão ruim se apenas houvesse indícios de que não há benefícios. O problema é que há evidências de que os suplementos de cálcio aumentam o risco de doenças cardiovasculares e do câncer de próstata agressivo, a própria doença que estamos tentando tratar," diz o Dr. Gary G. Schwartz, do Centro Médico Batista Wake Forest (EUA).
A terapia de privação de andrógeno é o tratamento padrão para homens com câncer da próstata em estado avançado. O tratamento reduz os níveis de andrógenos, dos quais a maioria dos cânceres de próstata dependem.
Tal como ocorre com as mulheres na menopausa, a terapia de privação de andrógeno tem como efeito colateral a perda óssea, ou osteoporose.
Um em cada 10 homens sofre uma fratura em um prazo de dois anos de tratamento.
É por isso que muitos médicos receitam os suplementos de cálcio e vitamina D para seus pacientes.
Para aferir se isso realmente dá resultados, os pesquisadores analisaram dados do acompanhamento de 2.399 homens durante seus tratamentos para câncer de próstata.
Os resultados mostraram que, nas doses comumente recomendadas - 500 a 1.000 ml de cálcio, e 200 a 500 UI de vitamina D por dia - os pacientes tiveram uma perda da densidade mineral dos seus ossos em comparação com os pacientes que não tomavam os suplementos.
Não é a primeira vez que os suplementos de cálcio caem perante as evidências médicas: outro estudo recente mostrou que a suplementação causa problemas cardíacos também para pessoas sem problemas de saúde, ainda que a ingestão adequada do cálcio na dieta seja essencial.
Segundo os pesquisadores, serão necessárias mais pesquisas para revelar o que diferencia tanto o cálcio ingerido pela dieta e o cálcio tomado na forma de suplementos.
Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.  É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso. O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete ! Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? . Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!! Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!! Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai. Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel? Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!