25 de setembro de 2012

Nomes atrativos aumentam consumo de vegetais por crianças...


Incentivar as crianças a comerem mais frutas e vegetais nunca foi uma tarefa fácil.
Hoje ela está mais difícil do que nunca, devido ao grande volume de propaganda a que as crianças são submetidas, que as fazem acreditar que os alimentos industrializados são sempre melhores.
Cientistas da Universidade de Cornell resolveram contra-atacar com as mesmas armas.
Eles "douraram a pílula" vegetal, dando nomes aos pratos que os fazem parecer saídos do cardápio dos super-heróis.
O resultado foi entusiasmante.
Brócolis Power Punch (soco poderoso) e Cenouras X-Ray Vision (visão de raios X) foram as grandes estrelas do experimento.
Os testes foram feitos no local onde parece ser mais difícil convencer uma criança a comer vegetais, na escola, onde os coleguinhas reforçam o discurso da propaganda.
Os vegetais foram oferecidos ao lado de todas as outras opções que as crianças estavam acostumadas na cantina da escola - não houve substituição de um item do cardápio.
Mas bastou chamar as velhas e boas cenouras de Cenouras X-Ray Vision para que 66% delas fossem consumidas vorazmente, sem qualquer outro incentivo - o consumo foi de 35% quando elas eram meras cenouras, e 32% quando se tornaram o "Prato do Dia".
"Esta pesquisa mostra que as escolas têm uma solução de baixo custo, ou até sem custo, para induzir as crianças a consumir alimentos mais nutritivos," Brian Wansink, coordenador do estudo.
"Estes resultados demonstram que o uso de nomes atraentes para os alimentos saudáveis aumenta a seleção e o consumo desses alimentos pelas crianças, e que uma intervenção dessas é robusta, eficaz e funciona em qualquer escala, sem nenhum custo," completou Wansink.
Fonte: Diário da Saúde