Dicas para comprar no supermercado de forma inteligente...



Observe as indicações no rótulo das embalagens. Ingredientes: eles vêm listados em ordem decrescente; por exemplo, para avaliar o quão integral é o pão, é importante observar se tem farinha integral ou branca como primeiro ingrediente. Açúcares e gorduras podem vir com outros nomes escondidos (Açúcares – dextrose, maltodextrina, glicose, xarope de milho).

Cheque a temperatura dos congeladores de alimentos e dureza dos alimentos congelados, observe se há poças de água perto equipamento, o que indica temperatura inadequada. Deixe para comprar os congelados por último para que eles se mantenham a temperatura até chegar em casa.

Compre saquinhos zip plásticos, para dividir algumas coisas que já vem em porções grandes.

Data da validade: procure os alimentos localizados mais atrás, na gôndola, geralmente apresentam data de fabricação mais recente (os mercados tentam fazer sistema PEPSI – Primeiro que Entra Primeiro que Sai da prateleira), organizando, portanto, as datas mais novas atrás.

Tenha sempre vegetais congelados, eles estão sempre disponíveis no seu freezer, frescos ao serem descongelados, e são práticos para aqueles dias que bate preguiça de descascar legumes.

Escolha alguns vegetais para a semana; eleja suas substituições para não faltar em casa. Ex: Se não tiver cenoura para ralar, terá beterraba.

Procure porções individuais, principalmente itens como biscoitos, os pacotes são difíceis de controlar a quantidade uma vez que o pacote esteja aberto!

Molhos para saladas sempre carregam calorias imperceptíveis, prepare você mesmo seu molho com base de mostarda amarela, ou shoyu, ou iogurte natural light, temperados com ervas, pimenta etc.

Frutas: compre as que duram mais, como maçã, ameixa, abacaxi, manga, melão, mas as que depois de abertas não durarem muito, compre as fatias, como melancia, melão e abacaxi, (já descascado e cortado). Com 24 horas, elas ainda preservam seu sabor e valor nutritivo, mesmo o de vitamina C.

Sucos: evite os de caixinha, pois grande parte vem adoçados, e com isso apresenta maior teor calórico. Tenha polpa congelada em casa, ou ainda melhor, a fruta congelada picada (todas são congeláveis para suco).

Tenha sempre um jantar balanceado congelado, para os dias de muito cansaço, é só aquecer!

As compras devem ser feitas preferencialmente, semanalmente para garantir o consumo de alimentos frescos. Escolha um dia da semana tranquilo para fazer as compras, pois esta tarefa exige tempo e calma.

Se puder optar pelos orgânicos, melhor para sua saúde. Dê preferência para os seguintes alimentos cultivados de forma orgânica: folhosos verdes, tomates, batatas e morangos.

Com estas dicas você evita desperdícios, economiza e não escorrega na reeducação alimentar.