Hoje é o Dia mundial da alimentação...



A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dedica este ano às cooperativas agrícolas de todo o mundo o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro pela 30.ª vez.
O tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo” foi escolhido "para destacar como as cooperativas e organizações de produtores agrícolas ajudam concretamente e de múltiplas formas a garantir a segurança alimentar, a criação de emprego e aliviar as pessoas da pobreza", escreve o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, na sua mensagem sobre a data.
"Para a FAO e os seus parceiros, as cooperativas agrícolas são aliadas naturais na luta contra a fome e a pobreza extrema", sublinha o responsável, lembrando que também as Nações Unidas declararam 2012 o “Ano Internacional das Cooperativas”.
O diretor-geral garante ainda que a FAO, em conjunto com as Nações Unidas e outros parceiros, "continuarão a fortalecer e a apoiar as cooperativas, como atores chave, para abrir a porta a novas oportunidades" e para melhorar a segurança alimentar num mundo mais sustentável.
Segundo a FAO, uma cooperativa é uma associação de mulheres e homens que se juntam para formar uma empresa de propriedade conjunta, democraticamente controlada, em que a obtenção de lucro é apenas parte da história. “As cooperativas colocam as pessoas acima do lucro", sublinha a entidade. "Elas ajudam os seus membros a concretizar as suas aspirações sociais, culturais e econômicas. Uma cooperativa é uma empresa social que promove a paz e a democracia".
Fonte: Tribuna Hoje