Você sabe a diferença entre alergia e intolerância alimentar?



intolerância alimentar ocorre porque, ao chegarem ao estômago, tais substâncias não são parcialmente ou totalmente absorvidas, acumulando-se e provocando desconfortos. Nesses casos, o organismo não produz as enzimas necessárias para a digestão desses alimentos ou elas são insuficientes. No caso da intolerância à lactose, o sistema digestório não produz uma enzima chamada lactase.

inchaço, principalmente no abdome, nas pernas e nos pés, é uma das evidências de que algo está errado, podendo ser acompanhado de gases, cólicas, olheiras, náuseas, dores de cabeça, fadiga, diarreia, urina com cheiro forte, alteração de humor e até mau hálito. Outros sintomas são rinite, gastrite, sinusite e amidalite constantes.

Os causadores de intolerância alimentar mais comuns são ovos, leite, soja, trigo e frutos do mar, além de corantes, conservantes e intensificadores de sabor presentes em produtos industrializados, enlatados e congelados. 

alergia alimentar é facilmente confundida com a intolerância. Embora os sintomas sejam semelhantes, a primeira é uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com determinadas substâncias. Já a segunda é a dificuldade da digestão de determinados alimentos não gerada pelo sistema de defesa. É importante saber que, apesar de os processos estarem interligados, eles não são os mesmos.