Pular para o conteúdo principal

Você sabe a diferença entre alergia e intolerância alimentar?



intolerância alimentar ocorre porque, ao chegarem ao estômago, tais substâncias não são parcialmente ou totalmente absorvidas, acumulando-se e provocando desconfortos. Nesses casos, o organismo não produz as enzimas necessárias para a digestão desses alimentos ou elas são insuficientes. No caso da intolerância à lactose, o sistema digestório não produz uma enzima chamada lactase.

inchaço, principalmente no abdome, nas pernas e nos pés, é uma das evidências de que algo está errado, podendo ser acompanhado de gases, cólicas, olheiras, náuseas, dores de cabeça, fadiga, diarreia, urina com cheiro forte, alteração de humor e até mau hálito. Outros sintomas são rinite, gastrite, sinusite e amidalite constantes.

Os causadores de intolerância alimentar mais comuns são ovos, leite, soja, trigo e frutos do mar, além de corantes, conservantes e intensificadores de sabor presentes em produtos industrializados, enlatados e congelados. 

alergia alimentar é facilmente confundida com a intolerância. Embora os sintomas sejam semelhantes, a primeira é uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com determinadas substâncias. Já a segunda é a dificuldade da digestão de determinados alimentos não gerada pelo sistema de defesa. É importante saber que, apesar de os processos estarem interligados, eles não são os mesmos.


Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.