Pular para o conteúdo principal

Alimentos Integrais: O que São?


Escrevi este post para o site Homens que se cuidam espero que gostem!

Os alimentos integrais são boas fontes de fibra alimentar, que todos devemos ingerir pelos seus inúmeros benefícios à nossa saúde, isso não é nenhuma novidade, certo? Mas você sabe realmente o que significa um alimento ser integral?
Eles são alimentos que não passaram pelo processo de refinamento, ou seja, são grãos são completos, ricos em nutrientes: vitaminas, minerais e fibras.
Quanto ingerir: A ingestão recomendada de fibras, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, é de 30 gramas por dia.
As fibras podem ser solúveis e insolúveis. As fibras alimentares solúveis são facilmente quebradas ou fermentadas no intestino, gerando produtos ou gases bioativos. As fibras alimentares insolúveis, são metabolicamente inertes, absorvem água conforme passam pelo sistema digestivo, dando suporte ao funcionamento dos músculos dos intestinos e facilitando a saída dos restos alimentares, fazendo o intestino funcionar melhor.
Os alimentos integrais promovem uma maior saciedade, pois absorvem água e formam um gel, que permanece mais tempo no estômago, o que retarda a fome, auxiliando no emagrecimento.

Mas o fato de postergarem a fome não significa que esses alimentos estão liberados para ser consumidos á vontade, pois possuem grande quantidade de calorias. Eles devem estar inseridos de forma harmônica em sua alimentação.
Estudos afirmam que as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL (o mau colesterol), colaboram na prevenção do câncer de cólon e reto, além disso, promovem uma liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue.
Então a dica é: troque tudo que é refinado por integral! Inclua na sua rotina o pão integral no lugar do francês, troque o cereal matinal pela granola ou aveia, em resumo trocar e não apenas incluir, ok?
Também aumente seu consumo de frutas (não de suco!), verduras e legumes, dê preferência mais aos crus que cozidos, inclua em suas vitaminas grãos como chia e linhaça.
A alimentação saudável é um estilo de vida! Cuide-se!

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…

Benefícios da Chlorella...

A Chlorella é uma alga que fornece proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e fitonutrientes como os pigmentos carotenoides (astaxantina, cantaxantina, loraxantina, flavoxantina e neoxantina) e a clorofila.

A alga apresenta ainda um bom teor das vitaminas C, E e K, e dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Além disso, possui ação antiinflamatória, atua nas funções cerebrais, fígado e sistema imunológico, auxilia na digestão, no controle da glicemia, melhora dores da artrite, reduz o LDL colesterol.
É uma ótima fonte de glutationa, um potente antioxidante. Nosso fígado também produz a glutationa, que é utilizada para processos de intoxicação por álcool, drogas, nicotina, poluição, determinados alimentos, etc. Como nossa produção de glutationa diminui com a idade, tomar chlorella regularmente pode ser uma maneira bastante eficaz para melhorar as funções do fígado, facilitando a eliminação de toxinas e o combate aos radicais livres.
Regularmente somos expostos …