Benefícios do óleo de abacate...



O óleo de abacate possui altas concentrações de vitamina E, que oferece ação antioxidante e anti-inflamatória ao organismo. A vitamina E oferece proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres, contra aterosclerose, inflamações das articulações e complicações provocadas pelo diabetes.

Os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados agem diminuindo os níveis de  triglicérides e colesterol ruim, sem alterar os níveis de colesterol bom e ajuda a prevenir o desenvolvimento de lesões das artérias, outro fator de proteção para doenças cardiovasculares.

O óleo de abacate contém uma substância chamada beta-sitosterol, que inibe a enzima esteroide 5-alfa-redutase, que está relacionada à redução na produção de testosterona. Inibindo a ação dessa enzima, o organismo produz mais testosterona e evita um desequilíbrio hormonal, prevenindo o aumento progressivo da próstata e, consequentemente, do câncer de próstata.

As gorduras insaturadas e o beta-sitosterol presentes no óleo promovem a aceleração dos processos metabólicos nas células, que produzem mais energia de forma eficaz. Com a respiração acelerada, a utilização de glicose é aumentada e isso contribui para o controle da insulina e do açúcar presente no sangue. Essa ação é benéfica principalmente para quem tem intolerância ao açúcar, resistência à insulina e diabetes.


O beta-sisterol e as gorduras insaturadas  controlam os níveis do hormônio cortisol que, em excesso, pode diminuir o gasto de energia e aumentar o apetite, a retenção de líquidos e a absorção de gorduras e açúcares. O cortisol controlado evita o acúmulo de gordura abdominal e favorece o aumento de massa magra.
Devido à presença abundante de antioxidantes como a luteína, vitamina E e glutationa, o óleo de abacate age na prevenção de doenças oftalmológicas. 

As vitaminas A, D e E presentes no óleo de abacate possuem um alo poder antioxidantes e participam da produção de colágeno, formando um time campeão na luta contras as rugas. 

Adaptado do site Minha Vida