Consumidor com fome tende a comprar alimentos calóricos, diz estudo...



Evite ir ao supermercado quando estiver com fome, pois você estará mais propenso a comer coisas pouco saudáveis, como batatas fritas e doces.

É essa a mensagem de pesquisadores americanos que averiguaram se longos períodos sem comer afetam as escolhas de alimentos.

A pesquisa, da Cornell University, indicou que pessoas que passam cinco horas sem comer antes de irem às comprar tendiam a comprar mais alimentos ricos em calorias do que quando já estão alimentados.

No experimento, 68 participantes pagos receberam instruções de não comer por cinco horas e de em seguida fazer compras de alimentos on-line no site simulado de um supermercado.

Cada produto calórico (entre eles doces, batatas fritas e carnes vermelhas) foi exibido ao lado de itens pouco calóricos (como frutas, vegetais e peito de frango), mas os preços não foram mostrados.

A cada sessão, os participantes recebiam um prato de biscoitos para comer até que não sentissem mais fome.

COM OU SEM FOME

Os resultados dos estudos mostram que pessoas com fome tendem a escolher um número elevado de alimentos com alto valor calórico, e que há uma pequena diferença no número de produtos adquiridos por aqueles que estão com fome e por pessoas já devidamente alimentadas.Em um segundo estudo, consumidores foram monitorados enquanto iam a um supermercado ou depois do almoço, quando já estavam fartos, ou antes do jantar, quando tinham fome.


Em outras palavras, pessoas que fazem compras de alimentos quando estão com fome adquirem menos produtos escassos em calorias, mas não compram mais comida.

O estudo, afirmam dois de seus autores, Brian Walsink e Aner Tal, tem implicações de saúde pública.

Eles dizem, na revista especializada "Journal of American Internal Medicine", que "até mesmo se privar de comida por pouco tempo --como no caso de pessoas que jejuam para perder peso, por razões religiosas ou devido a estilos de vida atribulados - pode induzir a mudanças de escolhas capazes de levar pessoas a escolher alimentos de baixas calorias ou altas calorias".

Para Wansink, os consumidores deveriam evitar fazer compras de estômago vazio e deveriam fazer compras depois do almoço em vez de antes do jantar, por exemplo.

"Uma única decisão de ir às compras com fome já pode ser suficiente para prejudicar a alimentação pelo resto da semana", diz ele.

"Se você for fazer compras, coma uma maçã no caminho."

Fonte: Folha de São Paulo