Para ganhar mais energia, mastigue mais...


Amêndoas estão entre as fontes de alimentos mais energéticas de que dispomos.
Mas tirar proveito disso não é uma questão de quanto você come, e sim de quanto você mastiga.
"O tamanho das partículas aumenta a biodisponibilidade da energia do alimento que está sendo consumido," explica o Dr. Richard Mattes, professor de nutrição da Universidade de Purdue (EUA). "Quanto mais você mastigar, menos se perde e mais é retido no corpo."
Amêndoas inteiras ou granuladas?
Cada indivíduo tem seus próprios hábitos de mastigação, afirma o médico.
Mas, embora seja muitas vezes difícil de mudar esses hábitos, isso deve ser considerado se o interesse é aproveitar ao máximo o potencial dos alimentos.
Quando se mastiga pouco, as partículas maiores são eliminadas pelo organismo.
Quando se mastiga mais, as partículas menores são mais prontamente absorvidas - os testes envolveram voluntários mastigando amêndoas 10 vezes, 25 vezes e 40 vezes.
"Se o objetivo é ingerir um alimento gostoso e rico em proteínas, amêndoas inteiras são provavelmente tudo o que você quer," disse Mattes. "Se você está interessado em maximizar a ingestão de vitamina E, amêndoas granuladas, manteiga de amêndoa ou óleo de amêndoa podem ser uma escolha melhor."
Fibras e gorduras
As fibras diversificadas das frutas, legumes e grãos integrais também chegam no topo do ranking como grandes fontes de energia, acrescenta o professor.
"Quando sua dieta total é mais rica em fibras, há uma maior perda de gordura,", disse ele. "As fibras ligam-se aos ácidos graxos para criar fontes de energia no corpo," evitando o acúmulo da gordura não aproveitada.
Fonte: Diário da Saúde