Pular para o conteúdo principal

Brócolis pode prevenir e evitar avanço da artrose...

 
Já se sabia que o brócolis protege contra a artrite.
Agora, novos estudos indicam que comer uma grande quantidade de brócolis pode diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose.
Depois do sucesso dos testes iniciais feitos em laboratórios, uma equipe da Universidade de East Anglia, no leste da Inglaterra, está iniciando os testes em humanos.
Testes feitos em células e em ratos mostraram que um composto encontrado no brócolis - que os seres humanos também podem obter a partir da couve-de-bruxelas e do repolho - bloquearam uma enzima fundamental destrutiva, que causa danos à cartilagem.
Super brócolis
Os pesquisadores estão pedindo a 20 pacientes para comer uma dose diária de um brócolis "super-carregado" de nutrientes, conhecido como Beneforte - criado a partir do cruzamento entre o brócolis padrão e um parente selvagem da Sicília.
Os voluntários farão a dieta por duas semanas antes de se submeterem a cirurgia para ter seus joelhos artríticos reparados.
Rose Davidson e sua equipe vão examinar o tecido que for removido para ver o impacto, se houver, que o brócolis teve.
"Nós estamos pedindo aos pacientes para comer uma dose diária de 100g do brócolis durante duas semanas. Essa é uma dose normal, de bom tamanho, e é uma quantidade que a maioria das pessoas ficaria feliz em comer todos os dias," disse a pesquisadora.
Embora seja altamente improvável que essa quantidade seja o suficiente para causar qualquer grande mudança em duas semanas, Davidson espera que seja o suficiente para oferecer algum indício de como o "super" brócolis pode beneficiar os seres humanos.
"Eu não acredito que vá reparar ou reverter a artrose ... mas pode ser uma maneira de preveni-la", disse ela.
Visão de conjunto
Os cientistas estão suspeitando da ação de um composto presente no brócolis, a glucorafanina, que o corpo humano transforma em outro composto, chamado sulforafano, que parece proteger as articulações.
O sulforafano tem sido apontado também como o responsável pelos efeitos protetores do brócolis contra asma, rinite e outros problemas respiratórios.
Mas, partindo da experiência com o resveratrol, um dos compostos apontados como responsáveis pelos benefícios do vinho tinto, talvez seja melhor mesmo ingerir o brócolis todo, como será feito no experimento, do que se basear em apenas um de seus compostos.
Artrite e artrose
A artrose também é chamada de osteoartrite ou artrite degenerativa.
Trata-se de uma doença degenerativa das articulações, crônica, caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso subcondral, que pode causar dor articular, rigidez e redução da funcionalidade articular.
Já a artrite é a inflamação das articulações, em sentido amplo - existem mais de 100 subdivisões de artrites.
Trata-se de um conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas.
As artrites são um tipo de reumatismo, e raramente tem uma origem determinada. Hoje, a condição é atribuída a uma variedade de causas, incluindo fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.
Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!!
Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!!
Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai.
Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel?
Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!