Pular para o conteúdo principal

Composto da soja pode inibir HIV...

Um composto encontrado na soja pode tornar-se um tratamento eficaz para o HIV, sem os problemas de resistência a medicamentos enfrentados pelas terapias atuais.
A genisteína, derivado da soja e de algumas outras plantas, apresentou um efeito promissor na inibição da infecção pelo HIV.
Ainda assim, isso não significa que as pessoas devam começar a comer grandes quantidades de produtos de soja, uma vez que o estudo está em seus estágios iniciais.
"Embora a genisteína seja abundante em diversas plantas, como a soja, ainda é incerto se a quantidade de genisteína que consumimos ao comer soja é suficiente para inibir o HIV," afirma Yuntao Wu, da Universidade George Mason, que fez o estudo em conjunto com sua colega Jia Guo.
Sensores celulares
A genisteína é um "inibidor de tirosina-quinase" - ela funciona bloqueando a comunicação de sensores na superfície de uma célula com o seu interior.
O composto já apresentou resultados promissores em situações que vão da metástase do câncer e da eficiência da radioterapia até as ondas de calor da menopausa e a prevenção da perda óssea.
Encontrados na superfície das células, esses sensores dão à célula informações sobre seu ambiente e também permitem a comunicação com outras células.
O HIV usa alguns desses sensores de superfície para enganar a célula e enviar sinais para seu interior. Estes sinais mudam a estrutura celular para que o vírus possa entrar e a infecção se espalhar.
Mas a genisteína bloqueia o sinal e impede que o HIV encontre um caminho para dentro da célula.
Esta é uma abordagem diferente da adotada pelas drogas antirretrovirais usadas hoje para inibir o HIV.
"Em vez de agir diretamente sobre o vírus, a genisteína interfere com os processos celulares que são necessários para que o vírus infecte as células. Deste modo, ela dificulta que o vírus se torne resistente à droga", diz Wu.
"Nosso estudo está nos estágios iniciais. Se se mostrar clinicamente eficaz, a genisteína poderá ser usada como um complemento para o tratamento de infecção por HIV," prevê ele.
Toxicidade dos medicamentos
Os pesquisadores afirmam que esta abordagem à base de plantas pode resolver problemas de toxicidade dos medicamentos usados contra o HIV.
Como a genisteína é derivada de plantas, ela tenderá a ter menos efeitos colaterais, contornando a toxicidade dos medicamentos sintéticos.
Tipicamente, os pacientes de AIDS hoje tomam uma combinação de múltiplas drogas para inibir o vírus. A frequência com que esses medicamentos são aplicados pode ativar a toxicidade do fármaco.
Além disso, o HIV sofre mutações e se torna resistente aos medicamentos.
Wu e sua equipe estão trabalhando agora para descobrir a quantidade de genisteína necessária para inibir o HIV.
É possível que as plantas não tenham níveis elevados o suficiente, o que pode exigir a elaboração de suplementos de alta concentração.
Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.  É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso. O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!! Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!! Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai. Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel? Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete ! Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? . Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!