Pular para o conteúdo principal

Niacina: uma nova fonte da juventude?

 
Quem não gostaria de viver uma vida longa e saudável?
A busca por uma fonte da juventude é um sonho antigo da humanidade.
Como não existem mais muitos "lugares exóticos" para expedições aventurescas, os cientistas modernos decidiram procurar a poção mágica da juventude em "algo" exótico: nas lombrigas.
É que os vermes são bons para experimentos desse tipo porque seu ciclo inteiro de vida pode ser estudado em meros 20 dias.
Vitamina B3
Uma equipe internacional de pesquisadores, liderados por Michael Ristow, do instituto ETH de Zurique (Suíça) acaba de retornar de sua mais recente expedição ao mundo dos vermes, e trouxe boas novas sobre a fonte da juventude.
Um suplemento alimentar livremente disponível talvez não traga a eterna juventude, mas pode ajudar muito a aumentar nossa longevidade.
A niacina, também conhecida como vitamina B3, e seu metabólito nicotinamida, quando introduzidos na dieta dos vermes, aumentou seu tempo de vida em 10% - algo como oito anos se os dados forem extrapolados para um ser humano.
Segundo os experimentos, a niacina e a nicotinamida têm esse efeito induzindo a formação dos chamados radicais livres - sim, a formação, e não a destruição dos radicais livres.
"Nas lombrigas, estas espécies reativas de oxigênio prolongam a vida," confirma Ristow.
Radicais livres versus antioxidantes
Talvez possa parecer surpreendente que os radicais livres, ou espécies reativas de oxigênio, possam fazer bem, já que geralmente eles são considerados danosos à saúde.
Contudo, esta não é a primeira vez que o "consenso científico" sobre antioxidantes e radicais livres é desafiado.
Já sabe, por exemplo, que os radicais livres são essenciais para os movimentos musculares e para o controle do apetite e que os radicais livres controlam a força das batidas do coração.
Pesquisas mais específicas, na verdade, mostraram que os radicais livres podem ter um efeito antienvelhecimento.
As espécies reativas de oxigênio são conhecidas por danificar as células somáticas, uma condição conhecida como estresse oxidativo. Substâncias específicas, os chamados antioxidantes, que podem ser encontrados em frutas, legumes e certos óleos vegetais, são capazes de neutralizar estes radicais livres.
Isto levou a que muitos cientistas concluíssem que os antioxidantes são benéficos para a saúde.
O Dr. Ristow não concorda: "Não há evidência científica para qualquer utilidade dos antioxidantes. A alegação de que a ingestão de antioxidantes, especialmente em forma de comprimidos, promova qualquer aspecto da saúde humana não tem suporte científico."
Apesar dos antioxidantes
Ristow não contesta que as frutas e os legumes sejam saudáveis. No entanto, seus benefícios podem ser oriundos de outros compostos, tais como os chamados polifenóis. "Frutas e legumes são saudáveis, apesar do fato de que eles contêm antioxidantes," diz o pesquisador.
Com base nos muitos resultados de outros estudos científicos, ele está convencido de que pequenas quantidades de espécies reativas de oxigênio e estresse oxidativo provocam um impacto benéfico sobre a saúde.
Era isso que ele estava testando com suas lombrigas. E parece ter dado certo.
"As células podem lidar bem com o estresse oxidativo e neutralizá-lo," disse Ristow.
Mais do que isso, com a indução da formação de radicais livres, os vermes viveram mais.
Em estudos anteriores em seres humanos, a equipe de Ristow já havia demonstrado que o efeito benéfico sobre a saúde de esportes de resistência é mediado por um aumento na formação de espécies reativas de oxigênio - e que os antioxidantes anulam este efeito.
Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose.  É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso. O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!! Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!! Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai. Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel? Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete ! Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? . Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!