Pular para o conteúdo principal

Colesterol bom: condicionamento físico é mais importante que peso...

 
Conforme o conhecimento médico se amplia, as coisas parecem mais complicadas do que eram anteriormente.
É o caso do "colesterol bom" e do "colesterol ruim".
Hoje já se sabe que o colesterol ruim não é tão ruim quanto se pensa e que há um lado mau do bom colesterol.
Até mesmo a relação entre colesterol bom e ataques cardíacos tem sido questionada.
Agora, acaba de ser demonstrado que os níveis adequados de HDL - o "colesterol bom" - podem não ser suficientes para proteger a saúde cardiovascular, e que, nesse quesito, a aptidão física é mais importante do que o peso corporal.
Colesterol bom com defeito
Vários estudos recentes têm mostrado que muitos casos de doença cardíaca ocorrem com níveis normais de colesterol HDL.
Consequentemente, alguns pesquisadores acreditam que, mesmo que as pessoas tenham níveis adequados de colesterol HDL, este pode não funcionar muito bem - esse HDL pode simplesmente não cumprir outras funções desta importante molécula no corpo, como reduzir a inflamação e agir como antioxidante.
Como os exercícios físicos têm o potencial para proteger contra as doenças cardíacas em uma variedade de formas, Christian Roberts e seus colegas da Universidade da Califórnia (EUA) decidiram estudar se o HDL se comporta da mesma forma em homens que se exercitam regularmente e em homens sedentários.
Eles descobriram que os homens que não se exercitam são mais propensos a ter esse "HDL disfuncional".
Possuir o HDL defeituoso foi associado a vários outros fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo triglicérides elevados e uma maior massa gorda na cintura.
Colesterol, peso e ginástica
O resultado se manteve independentemente do peso dos homens, o que sugere que manter um peso saudável não é tão importante para a função do colesterol bom quanto exercitar-se regularmente - nem todos que se exercitam perdem peso.
"O papel da obesidade no risco das doenças cardíacas coronarianas pode de fato ser largamente explicado por diferenças na aptidão física", dizem os autores. no artigo publicado no Journal of Applied Physiology.
Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!!
Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!!
Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai.
Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel?
Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!