Oito motivos que impedem você de emagrecer...

 
Quando o assunto é perda de peso, os extremos nunca são bem-vindos. Comer demais ou de menos, assim como ser sedentário ou viciado em malhação podem atrapalhar o emagrecimento. O importante é corrigir os erros, encontrar o meio termo e aceitar que uma perda de peso saudável acontece aos poucos. Conheça oito erros que podem estar impedindo que você emagreça:

Faz dietas rigorosas demais

Regimes restritivos estão fadados a terminar um dia. Dietas que restringem nutrientes essenciais, como carboidratos, proteínas ou gorduras, além de difíceis de serem mantidas e não funcionarem a longo prazo, são prejudiciais à saúde, já que as refeições deixam de ser balanceadas. Por esse motivo, a maioria dos médicos prefere recomendar regimes em que a pessoa coma de tudo um pouco.

Pula refeições

Médicos advertem: pular refeições não emagrece, causa desnutrição e atrapalha a dieta. Uma pessoa que deixar de fazer alguma refeição chegará ao fim do dia com fome, ansiedade e stress acumulados. Assim, estará mais propensa a comer em maior quantidade e mais rápido à noite, período em que o organismo está programado para armazenar, e não gastar, energia. Estudos já mostraram também que pular o café da manhã faz mal ao coração. Segundo especialistas, mesmo aqueles que estão em busca do peso ideal devem comer de três a cinco vezes ao dia.

Traça metas impossíveis de serem alcançadas

Perder muitos quilos em pouco tempo é uma meta difícil de alcançar e, mais ainda, de manter no longo prazo. Consequentemente, pessoas que tentam atingir esse objetivo podem se decepcionar e desistir de estabelecer outras metas mais saudáveis e realistas. O endocrinologista Alfredo Halpern considera ideal eliminar de meio a 1 quilo por semana – não mais do que isso.

É obcecado pela balança

Subir na balança com frequência pode causar ansiedade e desânimo em quem quer emagrecer. A perda de peso saudável é progressiva e lenta, não se dá de uma hora para outra. Ademais, uma pessoa que está seguindo uma dieta e praticando exercícios físicos pode emagrecer sem diminuir o peso – o que acontece quando a gordura dá lugar à massa magra.

Exagera na atividade física

Quem sempre foi sedentário ou está fora de forma deve começar a praticar atividade física aos poucos. Caminhadas regulares são a modalidade mais indicada para iniciantes. Esportes que exijam muito do corpo podem causar lesões e interromper precocemente um processo que deveria ser progressivo. Além disso, exagerar nos exercícios é perigoso para obesos, que muitas vezes apresentam problemas cardiovasculares.

Dorme mal

Não faltam estudos que comprovam a relação entre noites mal dormidas e excesso de peso. Uma pesquisa apresentada em 2012 na Suíça, por exemplo, mostrou que dormir pouco faz o indivíduo consumir mais calorias e reduz a capacidade do corpo de queimá-las. Um outro estudo, apresentado em junho deste ano nos Estados Unidos, concluiu que a restrição do sono interfere na atividade cerebral de tal forma que os alimentos gordurosos e calóricos parecem mais apetitosas a pessoas que dormiram mal do que àquelas que tiveram uma boa noite de sono.

Não tem ajuda profissional

Médicos, nutricionistas e educadores físicos são os profissionais adequados para orientar os pacientes sobre reeducação alimentar e prática de exercícios. Quem dispensa os profissionais corre o risco de seguir uma dieta que não funciona, prejudicar a saúde e ainda sofrer contusões decorrentes de exercícios impróprios.

"Relaxa" depois de emagrecer
 
Pessoas com tendência a engordar não perderão essa característica depois de emagrecer. A alimentação saudável e a prática de atividade física deverão ser seguidas pelo resto da vida, independentemente do peso. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, as pessoas não devem se acostumar a ganhar nem 1 ou 2 quilos, mesmo depois de ter emagrecido 20.
 
Fonte: Veja