Você sabe o que é Índice Glicêmico?


Você já deve ter ouvido falar no Índice Glicêmico dos alimentos.... agora você vai saber porque isso é tão importante na sua dieta.
 
O Índice Glicêmico dos alimentos mede a velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo, ou seja, dependendo da quantidade e do tipo de carboidrato que você escolhe, ele será mais rapidamente ou mais lentamente absorvido.
 
Os carboidratos de baixo Índice Glicêmico tem uma absorção mais lenta, ou seja, fornecem energia mais lentamente, com isso você tem mais energia e sente saciedade por um tempo maior e não sente aquela vontade de comer doces. Por isso é importante a escolha de alimentos ricos em fibras.
 
Uma associação que possui um baixo Índice Glicêmico é o pão integral + peito de peru + tomate e outra associação é o iogurte + granola.
 
O controle do Índice Glicêmico diminui a absorção dos carboidratos o que é fundamental para regular os níveis de insulina, hormônio que se elevado no nosso organismo, estimula a deposição de gordura abdominal, e ninguém quer que isso aconteça.
 
O corpo não absorve e digere todos os carboidratos na mesma velocidade; O índice glicêmico não depende se o carboidrato é simples ou complexo. Ex: o amido do arroz e da batata tem alto índice glicêmico quando comparado c/ o açúcar simples (frutose) na maçã e pêssego, os quais apresentam um baixo índice glicêmico.
 
Fatores como a presença de fibra solúveis, o nível do processamento do alimento, a interação amido-proteína e amido-gordura, podem influenciar nos valores do índice glicêmico.