13 de fevereiro de 2014

Tomate antioxidante pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas...


A Embrapa lançou uma nova variedade de tomate que apresenta elevados teores do carotenoide licopeno, um antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

O tomate tipo cereja, chamado BRS Zamir, atende ainda ao segmento de cozinha gourmet pelos teores de açúcares e ácidos equilibrados.

O fruto híbrido é representante de uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos, ao mesmo tempo em que conserva todas as principais características típicas do segmento dos tomates tipo cereja (textura, sabor e cor).

O BRS Zamir contém em torno de 114 mg/kg do carotenoide licopeno.

De acordo com o pesquisador Leonardo Boiteux, do ponto de vista do consumidor esse é um aspecto importante, mas não o único.

"Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento 'grape'," disse ele.

O cultivo protegido é preferencialmente recomendado para o novo híbrido, embora, com manejo adequado, o plantio em campo aberto não diminua as suas qualidades: são, em médias oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido.

Fonte: Diário da Saúde