Pipoca ‘fit’, opção de lanche saudável...


Ela é a guloseima número um para acompanhar o cineminha, uma tarde em casa, uma festa de crianças. As vantagens da pequenina crocante são diversas — como as poucas calorias e as generosas fibras —, e o que está em voga no momento é a forma de prepará-la. Enquanto as versões prontas para micro-ondas foram para o banco dos réus, surgem receitas para mantê-la saudável e, de quebra, incrementar o sabor.

A acusação contra a pipoca de micro-ondas é o alto teor de gordura na porção (em torno de 10% em 25g do produto). Mesmo a light é rica em calorias (cerca de 120). O milho precisa de alta temperatura para estourar bem e a gordura é um excelente auxiliar para fazer o calor subir rapidamente. Por isso, a indústria capricha na sua quantidade.

Numa forma bem menos gordurosa, o que vai acontecer é que talvez estourem menos milhos. Mas não é melhor? No próprio micro-ondas, você pode usar um saco de pão para fazer. Passo a passo: primeiro, é preciso jogar o milho numa xícara e misturá-lo a uma colher de óleo. Depois, despejar dentro do saco e fechá-lo amassando com as mãos mesmo.

A boa e velha panela no fogo também é muito bem-vinda. Basta ter cautela com a quantidade de óleo, que pode ser de uma colher de sopa misturada a mais três ou quarto de água.

Uma xícara de milho, que rende bastante pipoca, tem 70 calorias. É um excelente lanche para as crianças. Para os adultos, dá para experimentar receitas gourmet, como as que levam azeite com alecrim e páprica.

Curry, ervas de provence e até chocolate amargo são algumas de suas sugestões. O modo de fazer segue sempre a mesma fórmula: depois de deixar o óleo esquentar na panela, basta adicionar uma colherzinha do “algo a mais” e mexer um pouco antes de jogar o milho. No caso do chocolate, a dica é derreter uma barra de cem gramas, despejar por cima da pipoca pronta e misturar.

O ideal é usar óleo de coco, de canola e de milho na preparação. A pipoca contém cinco vezes mais fibras do que a mesma quantidade de alface, por exemplo, e uma pesquisa recente ainda mostrou uma concentração de polifenóis, os famosos antioxidantes, maior do que em muitas frutas e vegetais.

Uma das melhores combinações é acrescentar orégano e sal do Himalia moído. Fica com menos calorias que muita barrinha de cereal.

Fonte: O Globo