Dicas para Aliviar e Prevenir a Gastrite....


Mastigar bem a comida

A mastigação ajuda a formar o bolo alimentar, reduzir as partículas do alimento e, por isso, facilitar o processo digestivo. Quando a pessoa não mastiga adequadamente, o organismo precisa secretar mais suco gástrico para digerir a comida, o que favorece a gastrite.

Moderar no café

O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. Seria como jogar álcool numa ferida aberta: vai doer. A recomendação é não exagerar na quantidade e trocar cafés muito concentrados, como o expresso, por versões mais fracas ou descafeinadas.

Não exagerar no álcool

O álcool ataca diretamente a mucosa estomacal, deixando o estômago com uma menor proteção contra os efeitos ácidos do suco gástrico. O consumo exagerado aliado a hábitos como a má alimentação pode agravar a gastrite e levar até a uma úlcera.

Evitar alimentos gordurosos

Alimentos de digestão lenta, como os gordurosos, fazem o estômago produzir mais suco gástrico, o que pode agravar a gastrite.

Comer de três em três horas

O suco gástrico é constantemente secretado pelo estômago. Por isso, deixar o estômago vazio faz com que o suco ataque diretamente a mucosa do órgão, causando as dores características da gastrite. Comer de três em três horas ajuda a manter o estômago sempre protegido.