O que escolher nas festas de final de ano?



Chegaram as festas de final de ano e com isso a preocupação das pessoas nos exageros e no peso! Nada mais justo do que poder comer com moderação depois de tempos em reeducação alimentar não é mesmo?

Eu sempre digo o seguinte: se você aprendeu a se alimentar corretamente ou se está em tratamento sabe a importância de comer os alimentos saudáveis e adequados ao seu organismo, mas também sabe que nenhum plano alimentar é restritivo para sempre!

Nas festas de final de ano você vai aplicar o que aprendeu ou que está aprendendo. Um fator relevante acredito que já saiba...O excesso faz mal, o “olho gordo” faz mal, comer demais em uma única refeição também...

Mas você que já leu algumas dicas aqui no blog vai ver agora alguns itens na ceia de natal que melhoram a sua saúde e podem reduzir a chance de compulsão alimentar.

Item 1 – Oleaginosas: são as castanhas, nozes, avelã, amêndoas. Elas são calóricas, sim! Mas preocupe com o valor nutricional das mesmas e com a quantidade. Um punhado delas não vai te engordar. Elas são ricas em vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo, tem ômega-3, melhoram a pele e são boas para o cérebro;

Item 2 – Lichia é uma fruta típica do final do ano e é rica em antioxidantes, tem um poder alto de saciedade e ótima para o intestino. Coma algumas!

Item 3 – Romã é uma das frutas com o maio poder nutricional. Ela tem benefícios desde para a pele até na modulação hormonal, menopausa, redução de colesterol, melhora de gripes e resfriados, é antiinflamatória e antioxidante. É uma fruta curiosa para comer e vai tomar um tempo para ser ingerida e assim sua ansiedade reduz;

Item 4 – Lentilhas, grão de bico são leguminosas que melhoram os sintomas da TPM, são riquíssimas em fibras e podem auxiliar na redução da absorção de gorduras e açúcares. Não deixe de colocar no prato!

Item 5 – Abuse das outras frutas típicas como ameixa, cereja, kiwi e uvas;

Item 6 – Peru, lombo, pernil assados contém menos gorduras e aumentam a saciedade;

Item 7 – Se for ingerir bebida alcoólica tente ser somente 1 dose e sempre com água ou água de coco para se hidratar e o corpo conseguir eliminar mais rápido este álcool;

Item 8 – A dica é consumir os itens 1, 2, 3 e 5 antes de comer os pratos principais para ficar mais saciada. Faça uma salada de frutas e jogue as oleaginosas por exemplo. Pode fazer suco também para tomar ao invés de refrigerante zero ou água com gás.

Aproveite o seu final de ano com estilo para não se arrepender de nada!

Fonte: Liga da Saúde