Estudo aponta que dieta de baixa caloria pode retardar envelhecimento...



Que não exagerar no consumo de calorias faz bem, isso todo mundo já sabe. Mas um estudo da Universidade de Nova York (NYU) apontou que, além de diminuir os ricos de hipertensão e infartos, uma alimentação pouco calórica também pode ajudar quem quer manter a aparência jovem.

De acordo com a investigação conduzida por pesquisadores do Centro Médico Langone da NYU, uma dieta com poucas calorias, em especial poucos carboidratos, pode retardar o envelhecimento e doenças relacionadas à idade avançada como perda de memória. Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram o efeito da alimentação em 900 genes que são relacionados com o envelhecimento e com o arquivamento da memória em dois grupos de ratos. Um grupo recebeu uma ração com 30% menos calorias do que a que foi fornecida aos outros.

“O nosso estudo mostra como uma restrição de calorias praticamente suspende a expressão de genes envolvidos com o envelhecimento — como alguns genes determinam o comportamento de ratos, pessoas e outros mamíferos conforme eles envelhecem”, explicou o neurocientista Stephen Ginsberg à agência de notícias IANS.

“O estudo não indica que uma redução de calorias pode parar o envelhecimento, mas indica que a nossa dieta pode influenciar atrasando os efeitos da idade e de doenças relacionadas a ela”, avisou o pesquisador.




Fonte: O Globo