Pular para o conteúdo principal

Tapioca funcional: 5 receitas saudáveis para você apostar...


Gostosa, fácil de fazer e sem glúten, a tapioca virou figurinha carimbada na alimentação de quem quer um corpo em forma. Veja como deixar a receita ainda mais amiga da dieta.

Agregar sementes de linhaça, gergelim e chia, açafrão da terra e outros ingredientes funcionais à goma e ao recheio da tapioca aumenta o valor nutricional desse alimento. Não só isso: transforma-o em um aliado da perda de peso. Para evitar que a tapioca vire açúcar rapidamente no sangue, provocando picos de glicemia, é importante prepará-la com ingredientes ricos em fibras.

Acrescentar na receita substâncias anti-inflamatórias, como o açafrão da terra, também ajuda a desinflamar as células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Outra vantagem: você descobre novos sabores! 

Na massa

Na hora de preparar a massa, use a proporção de 2 colheres de sopa de goma de tapioca para 1 colher de sobremesa de um destes ingredientes:

. Semente de chia
. Amaranto (em flocos)
. Semente de linhaça triturada
. Ervas frescas ou secas de sua preferência (sugestões: orégano, tomilho e salsa)
. Coco ralado (fresco ou seco sem açúcar)

No recheio

Escolha uma destas combinações para rechear a tapioca: 

. 1 ovo + 1 clara + 1 col. (café) rasa de açafrão da terra (opção anti-inflamatória).

. 1 colher de sopa de Coco fresco ralado + 2 colheres de sopa de abóbora cabochan ralada + 1 fatia de queijo branco ralado (opção rica em gorduras boas, fibras e betacaroteno).

. 2/3 de xícara de chá de Shitake e shimeji refogados com gotas de shoyu light e limão + 1 col. de sopa de queijo de cabra (opção rica em de proteínas magras).

. Pasta de tofu com beterraba (opção vegana, sem lactose e rica em antioxidantes).
Preparo: no liquidificador, bata 250 g de tofu (queijo de soja) com 2 beterrabas pequenas (ou 1 média) cozidas no vapor, 2 colheres de sopa de azeite extravirgem e 1 colher de chá rasa de sal até formar um creme homogêneo.

. 1/2 xícara de chá de Cubos de tofu + 1 col. de sopa de manteiga de castanha de caju + flor de sal a gosto (opção vegana rica em gorduras boas).
Preparo: amasse o tofu com um garfo e refogue com 1 colher de chá de manteiga de caju.

Fonte: MdeMulher

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Segundo estudo, consumo de refrigerante aumenta o risco de mortalidade...

Um estudo de coorte conduzido com 450.000 pessoas de 10 países da Europa entre janeiro de 1992 e dezembro de 2000 acabou de ser publicado no JAMA e concluiu que o consumo de 2 copos de refrigerante 🥤 diariamente com açúcar ou adoçante artificial aumenta o risco de mortalidade por várias causas!
O estudo verificou que as principais causas de morte encontradas foram por problemas circulatórios e doenças do trato digestivo.