Pular para o conteúdo principal

Tapioca funcional: 5 receitas saudáveis para você apostar...


Gostosa, fácil de fazer e sem glúten, a tapioca virou figurinha carimbada na alimentação de quem quer um corpo em forma. Veja como deixar a receita ainda mais amiga da dieta.

Agregar sementes de linhaça, gergelim e chia, açafrão da terra e outros ingredientes funcionais à goma e ao recheio da tapioca aumenta o valor nutricional desse alimento. Não só isso: transforma-o em um aliado da perda de peso. Para evitar que a tapioca vire açúcar rapidamente no sangue, provocando picos de glicemia, é importante prepará-la com ingredientes ricos em fibras.

Acrescentar na receita substâncias anti-inflamatórias, como o açafrão da terra, também ajuda a desinflamar as células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Outra vantagem: você descobre novos sabores! 

Na massa

Na hora de preparar a massa, use a proporção de 2 colheres de sopa de goma de tapioca para 1 colher de sobremesa de um destes ingredientes:

. Semente de chia
. Amaranto (em flocos)
. Semente de linhaça triturada
. Ervas frescas ou secas de sua preferência (sugestões: orégano, tomilho e salsa)
. Coco ralado (fresco ou seco sem açúcar)

No recheio

Escolha uma destas combinações para rechear a tapioca: 

. 1 ovo + 1 clara + 1 col. (café) rasa de açafrão da terra (opção anti-inflamatória).

. 1 colher de sopa de Coco fresco ralado + 2 colheres de sopa de abóbora cabochan ralada + 1 fatia de queijo branco ralado (opção rica em gorduras boas, fibras e betacaroteno).

. 2/3 de xícara de chá de Shitake e shimeji refogados com gotas de shoyu light e limão + 1 col. de sopa de queijo de cabra (opção rica em de proteínas magras).

. Pasta de tofu com beterraba (opção vegana, sem lactose e rica em antioxidantes).
Preparo: no liquidificador, bata 250 g de tofu (queijo de soja) com 2 beterrabas pequenas (ou 1 média) cozidas no vapor, 2 colheres de sopa de azeite extravirgem e 1 colher de chá rasa de sal até formar um creme homogêneo.

. 1/2 xícara de chá de Cubos de tofu + 1 col. de sopa de manteiga de castanha de caju + flor de sal a gosto (opção vegana rica em gorduras boas).
Preparo: amasse o tofu com um garfo e refogue com 1 colher de chá de manteiga de caju.

Fonte: MdeMulher

Postagens mais visitadas deste blog

Ainda dá tempo!

Bom dia, segunda! ☀️

Mais uma oportunidade de fazermos uma semana diferente!
Mais uma chance de recomeçar!
Quem não recomeça depois do tropeço, nunca chega lá!

Não desista! O ano ainda não acabou!
Dá sim pra gerar mudanças!
Dá sim pra terminar o ano bem melhor!
Confie em você! Comece agora!

Bora?! 🌿💚🍃

Última chamada!!!! Projeto verão 2019....

Vai chegando esta época do ano, começam as preocupações com as festas de final de ano, as férias, praia, verão! Pois é, para àqueles que não estão no seu projeto Verão 2019 desde o começo do ano, ainda é possível modificar muita coisa, seja nos hábitos alimentares, seja no seu corpo.

Conte com nossos Programas Exclusivos para chegar no verão com hábitos alimentares mais saudáveis e com mudanças expressivas em seu organismo.

Como todos os anos, iniciamos estas chamadas semanalmente para lembrar que no final do ano entramos em recesso dia 15/12 e retomamos nossas atividades na segunda semana de janeiro. Então não perca tempo e não faça da melhoria de hábitos alimentares, mais uma promessa de ano novo! Aproveite para agendar sua consulta e garanta seu Plano Alimentar para finalizar bem o ano e iniciar o ano novo com o pé direito!

Alimentos x Herpes

Um questionamento que faz parte da minha consulta é: “você tem herpes?” Muitas vezes isso gera estranheza! 🤔O que isso tem a ver com a alimentação? Muita coisa!! . . Por exemplo, a arginina, é um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência das crises. Alguns alimentos fonte de arginina: castanhas 🌰 aveia, granola, gérmen de trigo 🌾 amendoim 🥜 chocolate 🍫 coco 🥥milho 🌽 uva 🍇 trigo 🌾  MAS, a noz pecã e o pistache são nuts com uma menor quantidade de arginina. Então se você, assim como eu, possui o vírus e quer deixar ele quieto, mas adora a praticidade das castanhas, elas são as melhores opções! . Logicamente, se o consumo for pontual e sem excessos, você pode se dar bem com as castanhas e elas não serem gatilhos para crises! . . A lisina, que também é um aminoácido, ajuda a conter a replicação do vírus antes da lesão se manifestar na pele. A lisina é importante porque inibe a ação da arginina, evitando a replicação do vírus da herpes.  A lisina está p…