Pular para o conteúdo principal

Dieta mediterrânea protege da depressão. segundo estudo...



Adotar uma dieta mediterrânea ou outras que incluam alimentos como frutas, vegetais, legumes e nozes — deixando de lado as carnes processadas — pode prevenir sintomas de depressão, de acordo com um levantamento publicado na revista científica on-line “BMC Medicine”. Um estudo realizado com 15.903 pessoas sugere que a doença poderia estar ligada a deficit de nutrientes.

Após uma extensa pesquisa sobre a dieta e seus efeitos sobre nossa saúde física, os cientistas agora exploram a ligação entre a nutrição e a saúde mental. Esta é a primeira vez que diversos padrões alimentares saudáveis e sua associação com o risco de depressão foram analisados em conjunto.

Os pesquisadores compararam três dietas: a mediterrânea, uma vegetariana e a Alternativa Alimentação Saudável Index-2010 — que combina nutrientes conhecidos por sua prevenção contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Os participantes usaram um sistema de pontuação para medir sua adesão a uma das dietas selecionadas — ou seja, quanto maior fosse a pontuação, maior seria o sinal de que eles ingeriam uma dieta mais saudável.

Itens alimentares como carne e doces (fontes de gorduras animais: ácidos graxos saturados e trans) foram marcados negativamente, enquanto nozes, frutas e verduras (fontes de ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais, respectivamente) foram avaliados de modo positivo.

Queríamos entender o papel que a nutrição desempenha na saúde mental, porque acreditamos que determinados padrões alimentares podem proteger nossas mentes — explica Almudena Sanchez-Villegas, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), autora principal da pesquisa. — Todas estas dietas estão associadas com benefícios à saúde física, e agora vemos que elas também poderiam ter um efeito positivo sobre nossa saúde mental.


O estudo começou em 1999 com 15.093 participantes que não registravam quadro de depressão. Além de seus padrões alimentares, outros fatores consideráveis para determinar sua qualidade de vida, como diabetes e obesidade, também foram acompanhados pelos cientistas.

Dez anos depois, 1.550 já registravam um diagnóstico clínico de depressão ou usavam antidepressivos.

Existe uma diferença perceptível quando os participantes começaram a seguir uma dieta saudável — conta Almudena. — Mesmo uma adesão moderada a estas dietas saudáveis foi associada com uma importante redução no risco de desenvolvimento de depressão. No entanto, não vimos benefícios extras para aqueles que mostraram uma adesão muito elevada às dietas. Portanto, uma vez que determinado limiar é atingido, o risco de desenvolver sintomas de depressão é o mesmo entre aqueles que fizeram uma dieta moderada e outros que optaram por uma mais radical.

Fonte: O Globo

Postagens mais visitadas deste blog

Protocolo de Limpeza Intestinal...

O Protocolo de Limpeza Intestinal, é um manejo nutricional para a Modulação Intestinal e seu objetivo é promover injúria bacteriana. Ou seja, morte das bactérias por falta de nutrientes. A falta de proteína durante os 3 dias iniciais gera injúria nas proteobactérias, que não conseguem se multiplicar, tratando a SIBO e disbiose. 
É uma estratégia para equilibrar a microbiota intestinal criada pelo professor Murilo Pereira que colocou um propósito em cada alimento e suplemento incluído, lindo demais! Aprendemos na formação em Modulação Intestinal. Ela promove uma limpeza de intestino delgado e grosso, ao contrário do uso de laxantes por exemplo que limpa apenas o intestino grosso.
O manejo nutricional dura 15 dias, sendo os 3 primeiros os mais importantes e com maior restrição. Nestes dias, além da alimentação, a suplementação para Modulação da microbiota vai variar de acordo com cada paciente, se ele tem Resistência á Insulina ou Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome do Intestino I…

Sorbet de frutas congeladas....

Esse calor de matar pede um sorvete !
Que tal fazer em casa uma versão saudável pra matar a vontade? Claro que um sorvete cheio de açúcar tem seu lugar e hora! Kkk Mas é preciso também ter estratégias para ter este prazer com mais frequência, por que não? .
Tenha sempre frutas congeladas! Este aí fiz de banana  e morango  e nada mais! Congele a banana bem madura, assim vai estar mais adocicada! Bata no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Aproveite!

Bom dia!

É gente, o tempo não está correndo, está voando...O FINAL DO ANO ESTÁ CHEGANDO!!
Faltam 10 segundas-feiras para darmos bom dia para 2020 e mais que isso, nós vamos virar a década!!
Está na hora de começar a fazer planos, revisões, reflexões, mudanças programadas pro próximo ano e por aí vai.
Por que você não começa HOJE a se planejar e se preparar? E a fazer mudanças que podem acontecer ainda em 2019? Instalar pequenos hábitos saudáveis na sua rotina ou até mesmo fazer alguma mudança mais importante que estava programada desde o ano passado e ainda não saiu do papel?
Então, vamos lá! Aproveite o início da semana para fazer recomeços ou novos começos!