Um café da manhã rico em proteínas ajuda a emagrecer...



Tomar um café da manhã superproteico ajuda a perder e controlar o peso, além de melhorar o controle glicêmico. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico International Journal of Obesity.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, comparou os benefícios de café da manhã tradicional, composto por leite e cereais, com um superproteico -- além do leite, composto por ovos, carne magra e iogurte.

Para isso, foram recrutados 28 jovens com sobrepeso e que não tinham o hábito de tomar café da manhã. Eles foram divididos em três grupos: o primeiro manteve o hábito de pular a refeição e o segundo passou a tomar o café da manhã tradicional, com cerca de 13g de proteína. Já o terceiro deveria fazer uma refeição superproteica (com cerca de 35g da substância). As refeições duraram três meses.

Os resultados mostraram que o grupo que passou a tomar um café da manhã rico em proteína reduziu o consumo de calorias durante o restante do dia. Além disso, o nível de glicose entre eles mostrou-se mais estável.

O grupo que tomava um café da manhã rico em proteínas passou a consumir 400 calorias a menos por dia. Mantiveram-se saciados por mais tempo, portanto. A digestão e absorção das proteínas é mais lenta do que outros nutrientes e o organismo se mantêm satisfeito por mais tempo.

O estudo foi feito com jovens, mas vale para os mais velhos. De acordo com Heather Leidy, principal autora do estudo, é na adolescência que geralmente se estabelecem os hábitos alimentares. E a maioria gosta de pular a etapa do café da manhã.

Fonte: Revista Veja