Dicas para tomar café sem adoçar....




Este post foi publicado há alguns anos e a intenção dele é contar a minha experiência e as dicas que funcionaram pra mim e funcionam para meus pacientes.

Quando decidi não usar mais adoçante no meu café, coincidentemente assisti a um programa na televisão em que uma barista falava justamente que não deveríamos adoçar o café e que um café de boa qualidade não tinha um sabor amargo, que os cafés que tem este residual eram cafés que passaram do ponto na sua torra, por isso amargam, e são de baixa qualidade. Ou seja, aquele café mais barato do supermercado, porque os bons vão para exportação ou são aqueles que não compramos por ter um custo mais elevado. Depois desta dica eu que já queria comprar uma cafeteira acabei adquirindo uma, já que a maioria das cápsulas são de café 100% arábica ou misturas de cafés de boa qualidade.

O segundo passo foi diminuir a quantidade de adoçante que usava e adaptar o paladar. Depois tirei o adoçante totalmente, claro que na primeira tentativa foi bem difícil, pois meu cérebro e meu paladar estavam acostumados a associar o café com o sabor doce, então não foi nada fácil. A minha segunda tentativa foi aromatizar o café ☕️ e aqui vai uma dica que é colocar canela, extrato de baunilha ou de amêndoas, cardamomo, que vão agregar aroma e sabor ao café tornando a experiência mais agradável. Cápsulas de café e cafés em pó com aroma de baunilha, cacau, caramelo, também ajudam porque nosso cérebro associa estes aromas a preparações doces. 

E depois desta transição vem a próxima etapa que é tomar o café ☕️ puro e deixar as papilas gustativas sentirem o gosto do café e o aceitarem de forma natural. É um processo que pode durar uma semana ou um mês, mas tenha certeza que você consegue se tentar!

Inicialmente parece algo inimaginável, mas você precisa se adaptar ao novo paladar, cada um tem seu tempo, então, não estabeleça um limite, deixe fluir que você consegue! Eu demorei uns 10 dias, mas deu certo e já tomo o café ☕️ puro há mais de 3 anos.