Dificuldade para dormir?



Nesse horário, muitos estão se preparando para dormir e muitos estão bem longe de conseguir ter uma boa noite de sono.

Mas a privação do sono pode trazer inúmeras consequências. Confira!

✔️Existe uma relação entre poucas horas de sono e aumento do IMC/ganho de peso.

✔️ A restrição de sono aumenta a o consumo de snacks após o jantar.

. ✔️O débito de sono diminui a tolerância à glicose e aumenta a resistência à insulina e o risco para DM2.

✔ A restrição de sono️ altera o comportamento alimentar, aumentando o apetite por alimentos palatáveis.

✔️ A restrição de sono desequilibra os hormônios de fome (grelina) e saciedade (leptina), contribuindo, também, para maior acúmulo e menor mobilização de gordura corporal.

✔️ Noites mal dormidas também deixam o indivíduo mais fadigado, prejudicando suas atividades diárias e engajamento em exercícios físicos.

✔️Durante o Sono de Ondas Lentas, ocorre a produção do hormônio do crescimento (GH) que, dentre várias funções, reduz a utilização da glicose pelas células e aumenta o catabolismo lipídico. Assim, a ausência do sono reparador contribui para o desenvolvendo da obesidade e resistência insulínica.

✔️Noites mal dormidas, de forma crônica, podem aumentar o cortisol (hormônio do estresse), o qual contribui para o acúmulo de gordura na região visceral e para redução da massa muscular.

Não é fácil mudar o hábito do sono de um dia para o outro, mas realizar uma boa higiene do sono, verificar deficiências nutricionais, melhorar o padrão alimentar, utilizar de plantas tanto na forma de infusão ou como extrato sexo ajudam muito na melhora da qualidade do sono e na indução de um sono mais profundo!

Consulte seu Nutricionista! Existem várias estratégias para serem aplicadas a longo e curto prazo que vão promover um sono de melhor qualidade.